Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Aberto à serventia da Justiça o prédio reformado e ampliado do Fórum de Castanhal

    há 15 anos

    O presidente do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), desembargador Rômulo Ferreira Nunes, entregou, na manhã desta segunda-feira, 30, a reforma e ampliação do Fórum Desembargador João Bento de Souza de Castanhal, município localizado a 68 km de Belém. O novo prédio possui área de 1684 m² e custou R$ 750 mil. Nesta quarta-feira, 2, será a vez do município de Redenção ganhar novo prédio, seguido da Comarca de Rondon do Pará, na quinta-feira, 3. Todos os investimentos somam aproximadamente R$ 3, 750 milhões. (Veja matéria anterior no site do TJPA)

    As obras do Fórum Desembargador João Bento de Souza foram realizadas durante doze meses sem, no entanto, atrapalhar as atividades jurisdicionais do local. O prédio, onde funcionam seis Varas, ganhou piso, forro, rede elétrica e lógica. Os funcionários também passarão a contar com salas mais amplas, além de novo arquivo, depósito para bens apreendidos, sala de armas equipada com dispositivos de segurança e novas celas. Os defensores públicos também serão beneficiados, pois contarão com sala específica. O prédio ainda foi adaptado para facilitar o acesso de Portadores de Necessidades Especiais (PNEs).

    O descerramento da placa do novo Fórum foi realizado pelo desembargador aposentado do Tribunal, Manoel de Christo Alves Filho, e por duas filhas do magistrado homenageado, Terezinha e Vilma Elleres. A solenidade seguiu no Salão do Júri, onde várias autoridades se fizeram presentes. As juízas Valdeise Bastos e Valéria Medeiros Mendonça, respectivamente atual e ex-diretora do Fórum, que integraram a mesa do evento, parabenizaram o presidente e a equipe do TJPA que esteve à frente das obras.

    Também se manifestaram os filhos do desembargador homenageado, Rui Jorge Elleres e Cândido Paraguassu Elleres. O primeiro falou sobre o orgulho de prestigiar o evento, lembrando que o pai era um homem de grande saber jurídico, mas que tinha como uma de suas principais virtudes a humildade. O segundo, sobrinho adotado pelo magistrado, fez um discurso emocionado lembrando que por trás da expressão séria do pai havia um homem bem humorada, que inspirou os filhos a vencerem na vida. O magistrado João Bento de Souza nasceu em 1890. Ele foi juiz das Comarcas de Afuá, Soure, Curuçá, Castanhal e Belém, até se tornar desembargador do TJPA.

    Para o presidente do TJPA, o novo prédio não beneficia apenas os jurisdicionados, mas também aqueles que trabalham nele. Ele lembrou que o prédio ganhou entrada exclusiva para Susipe, sala de depósitos para bens apreendidos, estacionamento e acessibilidade para os portadores de necessidades especiais. Fizemos reforma e ampliação desse prédio para dar conforto aos jurisdicionados, juízes, advogados e promotores de justiça, afirmou. O prefeito de Castanhal, Hélio Leite da Silva, agraciou o presidente com DVDs culturais da Fundação Cultural de Castanhal.

    Além de autoridades já citadas, também estiveram entre os presentes, o defensor público, Antônio Roberto Cardoso; o vice-presidente da OAB-PA, Evaldo Pinto; o presidente da Amepa, juiz Paulo Vieira; e a promotora de justiça, Lizete da Silva Nascimento. (Texto: Vanessa Vieira)

    • Publicações3309
    • Seguidores126
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações66
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/aberto-a-serventia-da-justica-o-predio-reformado-e-ampliado-do-forum-de-castanhal/2020951

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)