Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Aberto XL Congresso Nacional de Procuradores de Estado

    Mais de 500 Procuradores discutem autonomia, probidade e ética na gestão pública

    Com o auditório Ariano Suassuna, no Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima, em João Pessoa, lotado, foi aberta a quadragésima edição do Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do DF, que este ano aborda o tema “Autonomia, Probidade e Ética na Gestão Pública”.

    A solenidade de abertura reuniu mais de 500 Procuradores de todo o país e foi prestigiada por inúmeras autoridades, entre elas, a primeira-dama do Estado, Pâmela Bório, representando o governador Ricardo Coutinho e, o vice-governador Rômulo Gouveia. O evento promovido pela ANAPE em parceria com a Associação dos Procuradores do Estado da Paraíba – ASPAS – prestou homenagem ao escritor e dramaturgo paraibano Ariano Suassuna, morto no último mês de julho. Também foram homenageados o deputado federal Efraim Filho e o deputado estadual Raniery Paulino, pelos relevantes serviços prestados à Advocacia Pública, respectivamente, na Câmara Federal e na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB).

    O presidente da APEMINAS, Gustavo Chaves Carreira Machado esteve presente junto à delegação mineira que foi para João Pessoa.

    No discurso de boas-vindas, a Presidente da ASPAS, Sanny Japiassú agradeceu a todos os congressistas pela presença e a Marcello Terto pela confiança na execução do trabalho que possibilitou a realização do Congresso em solo paraibano. Segundo ela, o evento representa um momento de auto-afirmação de uma carreira essencial para a sociedade, que é a dos procuradores do Estado e dos demais membros da Advocacia Pública. “Sairemos deste congresso nacional fortalecidos, mais conscientes de nossa luta e, mais do que nunca, determinados a transformar nossa atuação em um símbolo de altivez e dedicação à vida pública”, disse Sanny Japiassú.

    Na oportunidade, a presidente da ASPAS tratou ainda sobre a atual realidade dos procuradores paraibanos: “Lamentavelmente, a Paraíba ainda é um constrangedor destaque. Nos últimos anos, se tem, sistematicamente, atropelado as mais elementares prerrogativas da categoria celebradas nas constituições Federal e Estadual, mas somos mais, somos fortes e continuemos na luta por dias melhores”.

    Em seguida, Presidente Marcello Terto reafirmou a satisfação de promover o evento, pela primeira vez, na Paraíba. Ele destacou que o Estado é a última frente de combate para que os procuradores disponham de prerrogativas e condições essenciais para a execução do trabalho em defesa do Estado e do erário público. “O motivo da escolha é o reconhecimento pelas dificuldades que passam os colegas da Paraíba, com ênfase nos últimos dois anos. Temos acompanhado de perto, a Paraíba é a última fronteira no que diz respeito a oferecer condições mínimas de trabalho. Precisamos dar o recado de que a Paraíba necessita avançar muito e estamos aqui para discutir isso. Autonomia, probidade e ética na gestão pública só se faz através de instituições de Estados fortes e respeitadas para que o Governo não se perca, se fortaleça e cumpra o que preconiza as constituições Federal e do Estado”, concluiu.

    O evento contou ainda com a aula show do artista Jessier Quirino.

    • Publicações676
    • Seguidores6
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações11
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/aberto-xl-congresso-nacional-de-procuradores-de-estado/138635382

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)