Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Abraji lança canal para denúncias de ataques de gênero a profissionais de imprensa


    A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo lançou (15.set.2021) um formulário on-line para denúncias de ataques contra mulheres jornalistas e com viés de gênero direcionados a profissionais de imprensa. Realizada no âmbito do projeto de monitoramento de ataques de gênero contra jornalistas, a iniciativa tem como objetivo estabelecer um canal para a notificação de casos que violem a liberdade de expressão e de imprensa, cujo principal alvo são as mulheres.

    Acesse o formulário

    Por meio do formulário, será possível comunicar agressões físicas e verbais, ameaças, intimidações, insultos e assédio. Tendo em vista que o canal de denúncias abrange situações de violência de gênero em sua totalidade, homens cisgêneros, pessoas transgêneras e não-binárias também poderão encaminhar suas notificações.

    Estudos sobre o tema e experiências do trabalho de monitoramento mostram que há um problema de subnotificação desses episódios. O estigma social criado pelos paradigmas machistas e misóginos acaba desencorajando as vítimas de ataques de gênero no jornalismo a denunciar as violações sofridas, o que dificulta a tarefa de levar o assunto às autoridades e torná-lo público para a sociedade.

    Para contornar o obstáculo da subnotificação, a metodologia do projeto busca ampliar suas fontes de denúncia de modo a alcançar um número mais próximo da realidade quando se trata, sobretudo, de ataques contra profissionais mulheres que atuam na imprensa brasileira.

    Canal de denúncia

    O formulário solicita informações fundamentais para o monitoramento realizado pela Abraji. Além disso, é importante que o caso seja comunicado de forma detalhada. Após o envio das respostas, a equipe do projeto poderá entrar em contato para apurar o relato.

    Se você é profissional de imprensa e foi - ou está sendo - vítima de alguma situação de violência de gênero no exercício da profissão, denuncie aqui. Aqueles (as) que tiverem conhecimento de algum episódio ocorrido ao longo de 2021 também podem fazer a notificação.

    https://abraji.org.br/noticias/abraji-lanca-canal-para-denuncias-de-ataques-de-generoaprofissionai...

    • Publicações10
    • Seguidores0
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações9
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/abraji-lanca-canal-para-denuncias-de-ataques-de-genero-a-profissionais-de-imprensa/1487776969

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)