Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    #abrilindígena: MPF recomenda que indígenas de Oiapoque sejam consultados sobre instalação de aterro sanitário municipal

    Solução da Prefeitura para o lixão do Município seria instalar aterro a 1 quilômetro da Aldeia Tuluhi sem consulta prévia aos indígenas

    há 5 anos

    O Ministério Público Federal (MPF) recomendou à Prefeitura de Oiapoque que promova consulta prévia, livre e informada aos indígenas do município a respeito da instalação de aterro sanitário na região. O procedimento deve ser realizado segundo regras do Protocolo de Consulta elaborado pelos povos indígenas de Oiapoque. O MPF adverte que a recomendação deve ser cumprida imediatamente e fixa prazo de 10 dias úteis para resposta acerca do acatamento. Se descumprida, medidas judiciais serão adotadas. O documento foi expedido na última quinta-feira (25).

    A atuação do MPF decorre de representação do Conselho de Caciques dos Povos Indígenas de Oiapoque (CCPIO). Segundo noticiou o CCPIO, o governo municipal pretende instalar o aterro sanitário a cerca de 1 quilômetro da Aldeia Tuluhi, próximo à Terra Indígena Uaçá. A medida seria adotada sem consulta prévia aos indígenas, contrariando previsão legal. A partir das informações, o MPF solicitou que diversos órgãos públicos se manifestassem sobre o assunto. Em resposta, parte deles alegou que houve audiências públicas e reuniões com a presença de indígenas.

    A Convenção n.169, da OIT, estabelece que as consultas aos indígenas sejam efetuadas de forma prévia, livre, informada, com boa-fé e de maneira apropriada às circunstâncias. Para o MPF, essa previsão não se satisfaz com a realização de simples reuniões com participação de indígenas, mas com o diálogo transparente e efetivo durante todo o procedimento de negociação com o Estado acerca de suas propostas e intenções.

    O MPF considera que a instalação de aterro sanitário na região trará reflexos diretos e irreversíveis não apenas aos ecossistemas ali existentes, mas em terras e comunidades indígenas, impactando a maneira como vivem. “Compreendemos a necessidade e a urgência da instalação do aterro, contudo, a proposta do Município deve ser necessariamente submetida à uma consulta prévia, livre e informada às comunidades indígenas diretamente afetadas, por meio de um procedimento estabelecido pelos próprios povos indígenas de Oiapoque, conforme determina a Convenção n. 169, da OIT”, enfatizou o procurador da República Alexandre Guimarães, que assina a recomendação.

    Protocolo de consulta – O protocolo de consulta, desenvolvido pelos povos indígenas de Oiapoque, descreve detalhadamente a forma como devem ser consultados acerca de assuntos que os afetem. O MPF enfatiza que o instrumento é uma forma de garantir a plena participação dos povos diretamente afetados pelas medidas administrativas na discussão do problema relacionado ao lixão do Município de Oiapoque.

    Assessoria de Comunicação Social
    Ministério Público Federal no Amapá
    (96) 3213 7895 | (96) 98409-8076
    prap-ascom@mpf.mp.br
    www.mpf.mp.br/ap
    www.twitter.com/mpf_ap
    www.fb.com/mpfederal
    www.youtube.com/tvmpf

    • Publicações37267
    • Seguidores713
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações194
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/abrilindigena-mpf-recomenda-que-indigenas-de-oiapoque-sejam-consultados-sobre-instalacao-de-aterro-sanitario-municipal/701793679

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)