Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
8 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Ação cível de Roberto Carlos contra autor e editora termina por desistência do cantor

    Publicado por Espaço Vital
    há 16 anos

    Foi por desistência do cantor Roberto Carlos Braga que terminou a ação por dano moral que ele ajuizara contra o autor e a editora que haviam, respectivamente, escrito e editado o livro "Roberto Carlos em Detalhes".

    As informações foram prestadas ao Espaço Vital pelo advogado gaúcho Março Antonio Bezerra Campos. Ele defendeu o artista e esclareceu que, no acordo feito no juízo criminal, uma das cláusulas era que Roberto Carlos desistiria da ação cível de indenização. "Assim foi feito e acatado pelo Juízo por meio desta decisão agora noticiada" - salienta o profissional da Advocacia.

    "A condenação ao pagamento de custas e honorários dos advogados das outras partes nada mais é do que decorrência da desistência da ação neste momento do processo" - conclui Campos. (Proc. nº 2007.001.006607-2).

    Para entender o caso

    1. Roberto Carlos entrou na Justiça contra o escritor Paulo César Araújo em janeiro de 2007. Em fevereiro, Roberto conseguiu, em antecipação de tutela, o direito de impedir a publicação de novas edições e a comercialização da biografia. Segundo decisão judicial de primeiro grau, o livro deveria deixar de circular em três dias, sob pena de multa diária de R$ 50 mil.

    2. No acordo, a Editora Planeta comprometeu-se a, em três dias úteis, recolher todos os livros que estivessem à venda nas livrarias brasileiras. Uma das cláusulas foi que RC desistiria da ação cível.

    3. Entre os temas polêmicos de "Roberto Carlos em Detalhes" e que irritaram o cantor estão os supostos relacionamentos dele com a atriz Sônia Braga e com a cantora Wanderléia, além dos casamentos com Myrian Rios e Maria Rita, bem como o acidente ferroviário que resultou na amputação de uma de suas pernas quando tinha 6 anos de idade.

    4. Em abril do ano passado, cerca de 11 mil exemplares do livro foram recolhidos a um depósito da Editora Planeta, cumprindo o acordo com o cantor feito na Justiça. Tal em decorrência do acordo parcial, que não envolveu o mérito da indenização que chegou a ser buscada.

    5. Foram impressos 33 mil exemplares do livro - 22 mil haviam sido vendidos e 11 mil estavam no estoque.

    • Publicações23538
    • Seguidores516
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1024
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/acao-civel-de-roberto-carlos-contra-autor-e-editora-termina-por-desistencia-do-cantor/11581

    Informações relacionadas

    Supremo Tribunal Federal
    Jurisprudênciahá 8 anos

    Supremo Tribunal Federal STF - AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE: ADI 4815 DF

    Supremo Tribunal Federal
    Notíciashá 4 anos

    Cassada decisão que suspendeu venda de biografia não autorizada de Suzane Von Richtofen

    Élida Pereira Jeronimo, Advogado
    Notíciashá 8 anos

    Roberto Carlos processa homônimo por usar o nome próprio para trabalhar

    Agência Brasil
    Notíciashá 14 anos

    STJ aceita retirada de manifestação do Ministério Público em processo contra ex-reitor da UnB

    Danielli Xavier Freitas, Advogado
    Notíciashá 9 anos

    Dizer o Direito: Para que seja publicada uma biografia não é necessária autorização prévia do indivíduo biografado

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)