Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Ação civil pública para retirar as fotos de presidentes da ditadura da galeria do Palácio do Planalto

    Publicado por Espaço Vital
    há 7 anos

    Uma ação civil pública ajuizada ontem (21), na Justiça Federal de Curitiba (PR), pede que as fotografias dos militares que governaram o Brasil no período da ditadura sejam retiradas da galeria de presidentes, no Palácio do Planalto, em Brasília. A ação é movida pelo Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas do Paraná, pelo Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Curitiba e o Centro Acadêmico Hugo Simas, em nome dos estudantes de Direito da Universidade Federal do Paraná.

    A ação pede que sejam excluídos os retratos de Paschoal Ranieri Mazzilli, marechal Humberto de Alencar Castello Branco, marechal Arthur da Costa e Silva, general Emílio Garrastazu Médici, general Ernesto Geisel e do general João Baptista De Oliveira Figueiredo.

    Segundo a petição inicial, tais presidentes governaram o país de forma ilegítima. Diz a peça que “a presença dos retratos destacados distorce a história e a memória nacional”. Sustenta também que “os militares ocuparam ilegitimamente o cargo de Presidente da República, o que gera uma distorção da memória nacional, ofende a dignidade de grupos que foram perseguidos durante a ditadura e, especialmente, representa uma cicatriz na história recente do país".

    O argumento do grupo se baseia na resolucao de 21 de novembro de 2013 do Congresso Nacional, que anulou a sessão de 2 de abril de 1964, quando a Câmara dos Deputados e o Senado Federal, em sessão conjunta, declararam vaga a Presidência da República. A decisão do Congresso, na ocasião, destituiu o poder de João Goulart e permitiu a instalação do regime militar.

    A ação foi distribuída ao juiz Marcus Holz, da 3ª Vara Federal Cível de Curitiba. Ainda não há decisão inicial.

    Além da retirada das imagens, os requerentes pediram também a cassação de todas as honrarias e medalhas que foram concedidas aos militares.

    De acordo com o advogado do grupo, Ramon Prestes, em nome dos autores, “o objetivo da ação é uma busca pelo direito à memória, pedindo-se que seja declarado que os presidentes militares não foram presidentes, mas ditadores”.

    • Publicações23538
    • Seguidores515
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações153
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/acao-civil-publica-para-retirar-as-fotos-de-presidentes-da-ditadura-da-galeria-do-palacio-do-planalto/490645440

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)