Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Ação do MPF/SC cessa extração ilegal de areia

    Liminar foi cumprida e garante proteção ao rio Negro

    há 9 anos
    Em cumprimento à decisão liminar obtida em ação civil pública proposta pelo Ministério Público Federal em Santa Catarinha, a Justiça Federal de Mafra (SC) determinou, na última terça-feira, que fosse lacrada uma draga da Madeireira Serpol Ltda que estava extraindo areia no leito do Rio Negro de forma ilegal.

    O MPF no Município de Mafra ajuizou em janeiro deste ano a ação, buscando a interrupção da atividade. Segundo o MPF, a atividade estava sendo executada de forma ilegal desde 2012, causando danos ambientais como o assoreamento do rio, a desestabilização das margens e perda da mata ciliar.

    A empresa atuava sem permissão do órgão federal responsável pela fiscalização das atividades de mineração (DNPM) e com respaldo em licença ambiental inválida, emitida pelo órgão ambiental estadual catarinense (Fatma) com diversas impropriedades técnicas.

    No início deste mês, após receber imagens flagrando a draga da ré em plena operação, a Justiça Federal em Mafra concedeu a liminar pleiteada pelo MPF e determinou a lacração do equipamento, sob pena de aplicação de multa diária de R$5 mil em caso de utilização ou para o caso de extração de areia do leito do Rio Negro pela empresa por outro meio.


    ACP nº 5000087-80-2015.404.7214

    Assessoria de Comunicação
    Procuradoria da República em Santa Catarina
    Fone: (48) 2107-6100/(48) 2107-2410

    • Publicações20258
    • Seguidores175
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações53
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/acao-do-mpf-sc-cessa-extracao-ilegal-de-areia/199549587

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)