Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Ação do MPPE tenta garantir vagas para deficientes em concurso para agente penitenciário

    Ação civil ingressada na tarde de ontem (7) pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE) busca garantir a cota legal de vagas para pessoas com deficiência no concurso para agentes de segurança penitenciária, atualmente em andamento. Ao todo, a Secretaria Estadual de Ressocialização (Seres) está oferecendo 500 vagas, sendo 400 para homens e 100 para mulheres. No entanto, não previu no edital do concurso a reserva de 3% dos cargos para deficientes, conforme determina a Lei Estadual 10.553/1991 - pelo contrário, o edital original diz expressamente que não há vagas para pessoa com deficiência nesse concurso.

    Antes de entrar com a ação civil o promotor de Justiça Eduardo Cajueiro, da Defesa do Patrimônio Público, recomendou à Seres que cumprisse a legislação. A Secretaria deveria republicar o edital do concurso de forma a garantir o direito das pessoas com deficiência. A recomendação não foi cumprida, sob alegação da Seres de que, para o exercício dos cargos oferecidos, é exigida capacidade física e mental plena. “No entanto, já foi observada à exigência constitucional e legal da reserva de vagas em concursos públicos realizados em outros estados para o preenchimento de cargos da mesma natureza”, afirma o promotor.

    Além da reserva de 3% das vagas, o promotor requer, em caráter liminar, que a Justiça determine a extensão do prazo de inscrições e de solicitação para isenção no pagamento da taxa, de forma a garantir o acesso das pessoas com deficiência ao concurso. O promotor requer, ainda, a garantia do percentual mínimo de pessoas com deficiência também no curso de formação profissional e que fique prevista a possibilidade de que o exame de aptidão física e o próprio curso de formação sejam adaptados para o candidato com deficiência.

    Acima de uma exigência prevista em Lei estadual, a reserva de vagas dos concursos públicos para pessoas com deficiência é uma determinação constitucional (artigo 37). A Lei maior do País veda discriminação de qualquer natureza.

    • Publicações4623
    • Seguidores26
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações176
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/acao-do-mppe-tenta-garantir-vagas-para-deficientes-em-concurso-para-agente-penitenciario/2049622

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)