Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Ação trabalhista é julgada improcedente

    há 12 anos

    A contratação se deu ao arrepio constitucional, sem concurso público, sendo o contrato, que pode ser dito de emprego, nulo desde sempre, não produzindo nenhuma consequência jurídica.

    Uma reclamação trabalhista que visava ao reconhecimento de vínculo empregatício foi julgada improcedente. A professora trabalhava para o desenvolvimento de um projeto social. A Justiça de Ipaçu (SP) deliberou sobre o caso.

    O processo se iniciou e desenvolveu na Justiça especializada, inclusive em 2º grau, que entendeu ser a Justiça Trabalhista incompetente para julgar a causa, ao encaminhar os autos para a instância estadual. De acordo com a decisão do juiz André Forato Anhê, a causa versa sobre reconhecimento de relação empregatícia, matéria afeta classicamente a tal área. Ainda consta na sentença que "a contratação se deu ao arrepio da Constituição da República, sem concurso público, sendo o contrato (que pode ser dito de emprego) nulo desde sempre, não produzindo nenhuma consequência jurídica. A autora não fará, assim, jus às verbas típicas da relação de emprego, nem mesmo ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). O nulo não gera direito algum.

    De acordo com o julgador do processo, em que pese a contratação inconstitucional celebrada pelo município, vê-se antes inaptidão do administrador que sua improbidade ou crime, devendo, de qualquer forma, ser encaminhado ofício ao prefeito. O sentenciante ainda condenou a autora ao pagamento de custas e honorários de sucumbência, no valor de R$ 300.

    Processo nº: 252.01.

    Fonte: TJSP

    • Publicações25933
    • Seguidores83
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações150
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/acao-trabalhista-e-julgada-improcedente/100038203

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)