Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Acervo técnico de empresa pode ser transferido por meio de cisão

    Publicado por Espaço Vital
    há 15 anos

    A titularidade de atestados técnicos que comprovem a execução de obras de engenharia pode ser transferida por meio de operação de cisão de empresas.

    Com esse entendimento, decisão do juiz da 2ª Vara da Fazenda Pública de Porto Alegre concede liminar possibilitando que a empresa Cosatel Construções e Saneamento seja habilitada em licitação em curso no Departamento de Água e Esgotos da capital.

    Em concorrência para a execução de reservatório e subadoutora, a autarquia declarara inabilitada a empresa, porquanto os atestados necessários à qualificação técnica foram expedidos em nome de empresa diversa da licitante.

    Inconformada com a sua inabilitação, a empresa ingressou em juízo pugnando pela ilegalidade do ato da Comissão de Licitação, sustentando a possibilidade de apresentar os atestados técnicos em nome de terceiros, uma vez que o engenheiro responsável técnico à época pela execução da obra atestada está, hoje, nos quadros de sua empresa.

    A petição explicou, também, que a referida situação decorrera ao fato de a empresa possuidora dos atestados técnicos ter suportado cisão parcial, transferindo, em parte, portanto, seu acervo técnico à empresa sucessora, ora licitante.

    O juiz Eduardo Uhlein deferiu a medida liminar determinando que o DMAE procedesse à abertura da proposta comercial da impetrante. A decisão refere que os documentos demonstram que a empresa Impetrante - Cosatel Ltda. - nasceu de cisão parcial da cindida Cosatel Ltda., ocorrida em 1996. O atestado de capacitação técnica apresentado no certame em tela foi emitido pela CASAN e se refere a obra pública realizada em 1992/1993, anteriormente, pois, ao ato de cisão parcial da Cosate. O dado relevante, entretanto, é que o mesmo responsável técnico por aquela obra, engº José Elson Lopes de Freitas, é o sócio proprietário da empresa cindenda e ora impetrante, a Cosatel, como se retira da certidão de acervo técnico e instrumentos contratuais relativos à própria sociedade impetrante.

    O advogado José Augusto da Fontoura Japur atua em nome da empresa impetrante. (Proc. nº 10902014319).

    • Publicações23538
    • Seguidores515
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações4341
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/acervo-tecnico-de-empresa-pode-ser-transferido-por-meio-de-cisao/1628184

    Informações relacionadas

    Vanessa de Oliveira, Advogado
    Artigoshá 3 anos

    Breves considerações acerca da cisão de capacidade técnica para participação nas licitações públicas.

    Fernanda Teixeira Almeida, Bacharel em Direito
    Artigoshá 3 anos

    Qual a diferença entre qualificação técnico-operacional e qualificação técnico-profissional?

    Marcio Morena Pinto, Advogado
    Artigoshá 10 anos

    A cisão empresarial

    Pensador Jurídico, Advogado
    Modeloshá 5 anos

    [Modelo] Contrato de Cessão de Direitos Autorais

    Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
    Notíciashá 16 anos

    Estabelecimento comercial é sinônimo de fundo de comércio? - Katy Brianezi

    1 Comentário

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    temos precedentes ou jurisprudência, o Acórdão 2.444/2012 – TCU – Plenário, cujo relator foi o Ministro Valmir Campelo, “é possível considerar como legítimo o aumento de capital (...) mediante a transferência de acervo técnico (...) assim, entendo que não se configura a inviabilidade jurídica da transação constatada no presente caso”. continuar lendo