Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
7 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Acesso a dados é tema de cooperação técnica firmada entre a DPU e o INSS

    há 6 anos

    Brasília – A Defensoria Pública da União (DPU) e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) firmaram, nesta terça-feira (7), acordo de cooperação técnica para a disponibilização de dados do Sistema Único de Benefícios (Sisben) e do Sistema Informatizado de Controle de Óbitos (Sisobi). O documento foi assinado pelo defensor público-geral federal, Carlos Eduardo Paz e pelo presidente do INSS, Leonardo de Melo Gadelha.

    Atualmente, para que a DPU tenha acesso a alguma informação sobre benefício de assistidos, é necessário encaminhar ofício para as agências do INSS com o pedido da informação. Com a celebração do acordo, os defensores federais terão mais autonomia para a pesquisa e acesso às informações dentro de seu próprio gabinete.

    O presidente do INSS, Leonardo de Melo Gadelha, ressaltou a importância de fechar acordo com uma instituição que tem prestígio e admiração da população brasileira como a DPU. “Eu acho que estamos dando prosseguimento a uma diretriz de governo e a uma política de Estado. O governo tem sido muito claro no sentido de que suas bases precisam ser compartilhadas por todas as estruturas (...). Para o INSS, cumprir o que é determinado pela legislação e orientado pelo governo é muito mais tranquilo quando se faz com instituições que gozam de prestígio junto à sociedade, que são benquistas pela população do nosso país e prestam um relevante serviço ao desenvolvimento da nação”, disse Leonardo Gadelha.

    O defensor público-geral federal, Carlos Eduardo Paz, afirmou que a assinatura do convênio é um passo importante para o avanço no acesso e na interligação de sistemas das duas instituições. “O ato viabilizado neste momento vai trazer uma melhora, um incremento de qualidade e excelência no trabalho dos defensores públicos que estão por todo o Brasil prestando assistência jurídica previdenciária. Também vai preparar a plataforma de operações interligadas para o compartilhamento maior e mais técnico de informações relevantes para a melhor prestação jurídica”, declarou Carlos Paz.

    Também estiveram presentes à cerimônia o subdefensor público-geral federal, Edson Rodrigues Marques, o corregedor-geral da DPU, defensor Lúcio Ferreira Guedes, o assessor do presidente do INSS, Eduardo Flores, a secretária-geral executiva da DPU, defensora Liana Lidiane Pacheco Dani, o secretário-geral de Controle Interno e Auditoria da DPU, defensor Euzano Antônio Braun, o presidente da Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais (Anadef), defensor Igor Roque e os defensores federais que integram o Conselho Superior da Defensoria Pública da União (CSDPU), Flávia Borges Margi, Karina Rocha Mitleg Bayerl, Leonardo Cardoso de Magalhães, Marcos Antonio Paderes Barbosa e Thomas de Oliveira Gonçalves.

    JCS/MGM
    Assessoria de Comunicação Social
    Defensoria Pública da União

    • Sobre o autorGarantir conhecimento e a defesa dos seus direitos.
    • Publicações7651
    • Seguidores4482
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações55
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/acesso-a-dados-e-tema-de-cooperacao-tecnica-firmada-entre-a-dpu-e-o-inss/517930798

    Informações relacionadas

    João Leandro Longo, Advogado
    Notíciashá 6 anos

    DPU aciona judicialmente o INSS para assegurar atendimento adequado!

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)