Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Acesso a informações criminais auxilia no combate à criminalidade

    De hoje (17) até a próxima sexta-feira (19), servidores da Seção Judiciária do Piauí participam de treinamento sobre o Sistema Nacional de Informações Criminais SINIC, ministrado por servidores da Polícia Federal no Piauí. O curso acontece de 14h30 às 17h30, no laboratório de informática da Sala de Capacitação, no 2º andar da sede da Seção Judiciária do Piauí, em Teresina.

    Iniciamos hoje um importante passo para a otimização do nosso trabalho no combate à criminalidade. Antes, as solicitações eram feitas por ofício à Polícia Federal, o que implicava maior tempo para termos acesso às informações. A utilização do Sistema Nacional de Informações Criminais SINIC possibilitará aos servidores da Justiça Federal no Piauí a consulta ao SINIC e a emissão de folhas de antecedentes criminais em poucos segundos, dando-nos maior celeridade, destacou o juiz federal Daniel Santos Rocha Sobral, diretor do foro da Seção Judiciária do Piauí.

    Para o superintendente da Polícia Federal no Piauí em exercício, delegado Renato Jevson Nunes Maciel, o treinamento estreita laços de uma parceria iniciada em 2009 e contribui para que a Polícia Federal cumpra seu dever social.

    A Polícia Federal tem o dever de colaborar com as instituições e de dar todo o suporte necessário para que resolvam rapidamente as demandas cotidianas do combate às ações criminosas. Por isso a importância desse curso: em 2009, quando iniciamos a parceria, só existiam Varas Federais em Teresina. Hoje, a Justiça Federal se expandiu na capital e no interior e especializou Varas, o que aumentou a busca por informações. O acesso ao SINIC permitirá ao servidor e ao magistrado conhecer e imprimir as informações de que necessita em menos de 15 segundos; além de uma significativa redução do tempo-resposta, isso representa maior independência da Seção Judiciária e das Subseções, frisou o delegado Renato Jevson Nunes Maciel.

    Durante a capacitação, os servidores da Seção Judiciária do Piauí, com atuação nas Varas Federais especializadas em matéria criminal e improbidade administrativa, e nas Subseções Judiciárias do Piauí conhecerão os procedimentos técnicos operacionais necessários à execução dessa atividade.

    O treinamento, ministrado por papiloscopistas da Polícia Federal no Piauí, foi viabilizado pelo Acordo de Cooperação Técnica celebrado entre o Conselho da Justiça Federal (CJF), o Superior Tribunal de Justiça (STJ), os Tribunais Regionais Federais e respectivas Seções Judiciárias, e o Ministério da Justiça, por intermédio do Departamento de Polícia Federal.

    O Acordo de Cooperação Técnica visa à prevenção e à repressão da criminalidade no Brasil por meio de intercâmbio eletrônico de informações.

    Texto e edição: Viviane Bandeira SECOS/PI

    • Publicações8819
    • Seguidores3251
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações712
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/acesso-a-informacoes-criminais-auxilia-no-combate-a-criminalidade/139967090

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)