Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    ACM propõe novas normas sobre competência de comarcas do interior

    há 13 anos

    13 de Maio de 2011 ás 10:44:36

    A ACM apresentou ao Tribunal de Justiça, na última terça-feira (10/5), sugestão para a fixação de novas normas sobre a competência das comarcas do interior do Estado que passam a contar com três varas. Segundo previsão da Lei Estadual 14.407/09, doze comarcas do interior do Estado ganham mais um Juízo: Aracati, Barbalha, Crateús, Eusébio, Iguatu, Itapipoca, Limoeiro do Norte, Maranguape, Morada Nova, Quixadá, Tianguá e Tauá.

    A própria Lei 14.407 conferiu ao TJCE a atribuição de fixar a competência dos novos Juízos, todavia a Corte ainda não editou ato sobre o assunto, não obstante já praticamente concluído o provimento dos cargos de juízes que atuarão nas novas Varas.

    A minuta de resolução apresentada pela ACM, fruto de amplo processo de discussão e coleta de sugestões junto aos magistrados das comarcas que serão alcançadas pelas modificações, busca preservar, tanto quanto possível, a lógica adotada pelo Código de Organização Judiciária para as comarcas com três varas, procedendo a alterações pontuais para incluir normas sobre a competência relativa às causas afetas aos Juizados Especiais, trazendo, ainda, norma que regula a redistribuição de processos atualmente em tramitação nas duas varas, de modo a equilibrar os acervos.

    O Presidente da ACM, Juiz Marcelo Roseno, tratou pessoalmente do assunto com o Presidente do TJCE, Des. José Arísio Lopes da Costa, que agradeceu a sugestão e manifestou que a encaminharia à consideração da Comissão de Assessoria Legislativa do TJCE.

    SUGESTÕES PROPOSTAS

    De acordo com a minuta apresentada pela ACM, as três varas exerceriam jurisdição em matérias cível e criminal.A 1ª Vara teria competência privativa para os processos de competência do Tribunal do Júri, execução penal e conflitos fundiários. Já a 2ª Vara ficaria responsável pelas ações e medidas relativas aos Juizados Especiais, onde não houver unidade autônoma; enquanto a 3ª Vara teria atribuições quanto às medidas relativas à jurisdição da infância e juventude, e também as relativas aos registros públicos.

    Ainda de acordo com a proposta, nas comarcas em que já instalada unidade dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais, a competência sobre os feitos relativos a registros públicos seria privativa do Juiz da 2ª Vara.

    • Publicações313
    • Seguidores0
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações31
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/acm-propoe-novas-normas-sobre-competencia-de-comarcas-do-interior/2684549

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)