Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Acordo do MPT beneficia alunos com deficiência

    Eles receberão capacitação de universidade, que foi autuada por desobedecer a Lei de Cota e multa por descumprir TAC

    há 7 anos

    Natal - A Universidade Potiguar (UnP) realizou a entrega dos certificados dos alunos da turma 41/2017 do Projeto “Informática Cidadã”, que pela primeira vez incluiu alunos com deficiência em seu público-alvo, após iniciativa do Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Norte (MPT-RN). O financiamento do curso de capacitação foi uma alternativa ao pagamento da multa aplicada em função do descumprimento de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado em inquérito no MPT-RN, que determinava que a UnP cumprisse a reserva de 5% das suas vagas de trabalho às pessoas com deficiência.

    O projeto de capacitação em conhecimentos de informática e comportamental da Universidade, que funciona desde 2006, tinha como público-alvo principal alunos de baixa renda da comunidade. Em janeiro deste ano, o MPT-RN firmou acordo com a UnP, para que o programa “Informática Cidadã” contemplasse não apenas o público de baixa renda, mas também pessoas com deficiência.

    Para a procuradora do Trabalho Izabel Christina Ramos, titular do procedimento de acompanhamento do TAC firmado, a falta de qualificação das pessoas com deficiência é um argumento muito utilizado pelas empresas que são cobradas na hora de contratar. “Desde 1991, com a entrada em vigor da lei de cotas, viemos buscando a inclusão por meio do trabalho. E muitas vezes esbarramos no argumento da falta de qualificação, de capacitação. É importante ver o resultado de um trabalho e também o compromisso de uma universidade aqui do Estado praticando essa política de inclusão social. Todo mundo tem o direito à acessibilidade, a desenvolver seus talentos”, destacou.

    O projeto para ensino de informática básica da UnP já capacitou gratuitamente mais de 1.600 alunos de escolas públicas. A primeira turma foi concluída com 42 alunos com frequência, e 34 receberam certificado graças ao aproveitamento necessário ao final do curso. A segunda turma do projeto já está em andamento e conta com 45 alunos matriculados.

    A primeira turma de pessoas com deficiência realizou suas atividades do dia 8 de abril até 19 de agosto, com aulas ministradas aos sábados à tarde, nos Laboratórios de Informática da UnP. Os alunos foram encaminhados à Universidade pela Subcoordenadoria de Educação especial da Secretaria de Educação Especial do Estado (Suesp), Centro de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS Natal-RN) e pela Subcoordenadoria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Corde).

    Entenda o caso - A Universidade Potiguar deveria reservar 5% das suas vagas às pessoas com deficiência ou reabilitadas, nos termos do art. 93 da Lei 8.2013/91, e deveria ter comprovado a contratação de, pelo menos, 106 pessoas nessa condição, mas possuía apenas 83 empregados contratados nos termos da cota legal. Em decorrência disso, em acordo firmado no MPT, a UnP propôs adequar o programa “Informática Cidadã” também para pessoas com deficiência, com o objetivo de capacitar novos profissionais para o mercado. Com isso, a cobrança da multa por descumprimento do TAC ficaria suspensa até que se comprovasse o funcionamento efetivo da capacitação.

    • Publicações7757
    • Seguidores632607
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações36
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/acordo-do-mpt-beneficia-alunos-com-deficiencia/496751057

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)