Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Acordo firmado pela Defensoria Pública beneficia consumidores do Brasil todo

    há 13 anos

    Como consequência de uma Ação Civil Pública (ACP), impetrada pela Defensoria Pública de Mato Grosso contra a cobrança da taxa de boleto pelas Lojas Americanas e Banco Itaucard, foi firmado um acordo que beneficia consumidores de todo o país.

    Uma liminar, concedida anteriormente pelo juiz de Direito Luiz Aparecido Bertolucci Junior, impedia que a rede de lojas cobrasse qualquer tarifa, ou outra forma de encargo por emissão de boletos/faturas ou cobrança.

    A empresa responsável pela emissão e gestão do cartão de crédito Lojas Americanas procurou o Núcleo de Defesa do Consumidor da Defensoria Pública para se adequar às exigências legais e firmar um Termo de Ajustamento de Conduta.

    De acordo com o documento, não mais será cobrada a Tarifa de Emissão de Boleto ou Tarifa de Processamento de Fatura. Os consumidores portadores do referido cartão de crédito pagarão exclusivamente a tarifa de anuidade, como remuneração pelos serviços de disponibilização e utilização de rede de estabelecimentos afiliados.

    Ainda ficou estabelecida a alteração dos contratos com os consumidores, que deverão ser informados com antecedência mínima de 30 dias a respeito da alteração. Todo material publicitário do cartão deverá, também, ser modificado para prever a cobrança de anuidade de forma clara e com destaque.

    O não cumprimento do que foi ajustado sujeitará a Financeira Americanas Itaú S/A ao pagamento de multa diária de R$ 1 mil.

    “Este termo não implica renúncia a qualquer direito individual, bem como não impede a eventual propositura ou prosseguimento de ações individuais que tenham objeto similar a ação civil pública”, explicou o Defensor Público João Paulo Carvalho Dias.

    Fonte: Assessoria de Imprensa

    • Publicações3773
    • Seguidores104
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações24
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/acordo-firmado-pela-defensoria-publica-beneficia-consumidores-do-brasil-todo/2887796

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)