Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
29 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Acordo judicial garante pagamento a 700 funcionários

    Créditos da empresa Aldri Serviços serão consignados pela prefeitura de Boa Vista para pagamento direto de cerca de 700 trabalhadores. Eles estavam, há meses, sem receber salários e sem o recolhimento de FGTS e INSS. A medida foi estabelecida em acordo judicial firmado entre a empresa e a prefeitura com a participação do Ministério Público do Trabalho (MPT). A previsão inicial do valor a ser pago alcança quase R$ 2,8 milhões. Além disso, o município está obrigado a depositar em juízo todos os demais créditos que a Aldri Serviços tenha por receber.

    O acordo, firmado perante a 1ª Vara do Trabalho de Boa Vista, foi realizado dentro da consignação em pagamento ajuizada pelo município e atende a uma notificação recomendatória do MPT. O órgão recomendou que o município aplicasse analogicamente a Instrução Normativa nº 2, de 30 de abril de 2008, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, e alterações posteriores, para, ao invés de pagar os créditos da Aldri, reter as faturas e realizar o pagamento das verbas trabalhistas pelo município aos funcionários terceirizados da empresa inquirida que lhes prestam serviços, nas situações de inadimplemento das verbas salariais pela empresa contratada.

    Pelos termos do acordo, em um primeiro momento, os depósitos abarcariam apenas os salários atrasados, abrangendo os empregados da consignatária que prestaram serviços para as Secretarias Municipais de Boa Vista de Educação e Saúde. Em um segundo momento, há a previsão de realização do pagamento das rescisões contratuais realizadas.

    Também foi expressamente assegurado aos funcionários “o direito de pleitearem as verbas trabalhistas decorrentes do presente contrato de trabalho, inclusive diferenças que entenderem cabíveis ou devidas”, conforme o acordo. Assim, o acordo não afeta o direito de cada trabalhador buscar a reparação dos seus direitos violados em demandas individuais, sendo, portanto, uma garantia mínima de recebimento de verbas salariais devidas.
    • Publicações30288
    • Seguidores632668
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações18
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/acordo-judicial-garante-pagamento-a-700-funcionarios/336693979

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)