Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Acordo na Justiça do Trabalho garante o pagamento dos salários atrasados dos trabalhadores da Santa Casa

    A Justiça do Trabalho homologou, na tarde desta segunda-feira (10), um acordo que garante o pagamento dos salários atrasados dos trabalhadores da Santa Casa de Misericórdia da Cuiabá. A conciliação foi fechada durante audiência realizada no Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc) do TRT de Mato Grosso.

    O Governo do Estado se responsabilizou pelo pagamento dos salários do período de outubro de 2018 a abril de 2019. Ao todo, será transferido a uma conta judicial vinculada ao processo o montante de R$ 10.852.378,75.

    Conforme cronograma aprovado em ata, o repasse será em 6 parcelas, a primeira delas já na próxima quarta-feira (12), no valor de 3 milhões de reais, e a segunda no próximo dia 24, no total de 3,1 milhões de reais. Os dois depósitos garantem que cerca de 60% dos salários sejam quitados ainda em junho.

    As quatro últimas parcelas serão pagas nos meses de julho, agosto, setembro e outubro.

    Veja o álbum de fotos

    O juiz auxiliar da Presidência do TRT de Mato Grosso responsável pela condução do acordo, Ivan Tessaro, comemorou. Ele explicou que a conciliação soluciona a parte mais grave do problema envolvendo a Santa Casa, que são os salários atrasados. “Ainda temos uma série de outras questões pendentes, a exemplo de parcelas rescisórias desses trabalhadores que não foram tratadas ainda”, destacou.

    Entre pendências trabalhistas que ficam está o pagamento de férias, 13º salário, Fundo de Garantia, verbas rescisórias, entre outros direitos, que deverão ser tradas em ações individuais pelos próprios trabalhadores.

    O deputado João José destacou o esforço da Casa Legislativa de Mato Grosso em contribuir com a resolução do impasse. “Deste montante, consta a contribuição de R$ 3,5 milhões feita pela Assembleia Legislativa, que tem trabalhado junto à Justiça do Trabalho para resolver esta questão. O valor irá quitar as dívidas trabalhistas que têm preferência sobre os demais credores da Santa Casa”, afirmou.

    “Como existia um imbróglio muito grande, o Estado resolveu de uma vez por todas colocar uma pedra e contribuir de forma substancial para a resolução, pagando os salários de mais de 700 trabalhadores, que estavam sem receber há quase 8 meses, inclusive passando por necessidades”, destacou o Secretário de Planejamento e Gestão do Estado de Mato Grosso, Basílio Bezerra.

    O presidente do Sindicato dos Profissionais de Enfermagem de Mato Grosso, Djamir Soares, elogiou a resolução e a proatividade do Governo do Estado em melhorar a proposta inicial. Ele contou que a entidade esteve reunida com a Secretaria de Planejamento no fim de semana costurando a conciliação. “A maior alegria que a gente vê ao falar com os trabalhadores é que eles poderão voltar a comprar alimentos, pagar suas contas de água e luz, voltar a ter uma vida dentro da normalidade naquilo que eles tinham”, pontuou.

















    Fonte: Tribunal Regional do Trabalho - 23ª Região

    Data da noticia: 11/06/2019

    • Publicações30288
    • Seguidores632634
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações6
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/acordo-na-justica-do-trabalho-garante-o-pagamento-dos-salarios-atrasados-dos-trabalhadores-da-santa-casa/719975630

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)