Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Acordos com a Caixa solucionam dois casos de indenização por danos morais

    há 11 anos

    Porto Alegre, 19/08/13 – O termo de cooperação para facilitar acordos e evitar ações na Justiça assinado em abril de 2013 entre a Defensoria Pública da União (DPU) em Porto Alegre e a Caixa Econômica Federal (CEF) já está trazendo benefícios aos assistidos. Na quarta-feira (14), chegou-se à solução pela via extrajudicial – em menos de três meses – de dois casos envolvendo pretensão de indenização por danos morais em face da CEF.

    Um dos casos envolveu erro no cancelamento de um cartão de crédito; o outro, o ressarcimento de um saque indevido. “São duas situações em que, anteriormente, não tínhamos a oportunidade de alcançar uma solução extrajudicialmente”, disse a defensora pública federal Sabrina Piccoli Marques, titular do 1º Ofício Cível.

    Para ela, resolver questões de forma administrativa é o melhor caminho em circunstâncias simelhantes a essas. “Uma ação judicial, em caso similar, levaria, em média, mais de um ano e meio para ser solucionada, não havendo, evidentemente, garantia de sucesso. A composição extrajudicial é benéfica a todos”, explicou.

    Busca pelas conciliações

    Em 10 de abril de 2013, representantes da Defensoria Pública da União em Porto Alegre e da Caixa Econômica Federal assinaram termo de cooperação com o objetivo de facilitar acordos extrajudiciais e, com isso, evitar ações na Justiça. As tratativas estavam sendo feitas desde novembro de 2012. O acordo, que envolve todo o Estado do Rio Grande do Sul, busca agilidade na solução de casos que envolvam a CEF ao propiciar a realização de conciliações.

    Em julho deste ano, um acordo de abrangência nacional com o mesmo teor foi assinado por representantes da Defensoria Pública da União e da Caixa. Os documentos citados estão alinhados com as diretrizes discutidas anteriormente no 3º Encontro Nacional dos Defensores Públicos Federais, realizado em Brasília no início de abril, que teve por tema “Conciliação: o novo caminho”. A iniciativa sediou também um painel que abordou os acordos envolvendo a Caixa Econômica Federal.

    Leia mais

    Caixa e DPU realizam rodada de conciliação em Pernambuco

    Audiência pré-processual sobre dano moral termina em acordo com a Caixa

    DPU e Caixa assinam acordo nacional para evitar ações judiciais

    Acordo de Cooperação é assinado com a Caixa Econômica Federal em São Paulo

    Assessoria de Imprensa

    Defensoria Pública da União

    • Sobre o autorGarantir conhecimento e a defesa dos seus direitos.
    • Publicações7651
    • Seguidores4493
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações67
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/acordos-com-a-caixa-solucionam-dois-casos-de-indenizacao-por-danos-morais/100654794

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)