Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Acusado de massacre em cinema nos EUA é levado a tribunal

    Publicado por Reuters Brasil
    há 12 anos

    Por Keith Coffman e Mary Slosson

    CENTENNIAL, Estados Unidos, 23 Jul (Reuters) - O homem acusado de matar 12 pessoas na madrugada de sexta-feira passada num cinema do Colorado compareceu na segunda-feira à primeira audiência do seu processo. Ele tinha os cabelos tingidos de laranja e vermelho, e permaneceu em silêncio, com olhar sonolento e desinteressado.

    James Eagan Holmes, 24, que foi detido imediatamente após o massacre, estava algemado pelos punhos e tornozelos. Ele olhava sempre para frente e ocasionalmente pisava com força, como que tentando afastar o sono.

    Cerca de 40 parentes de vítimas se sentaram à esquerda da galeria. Um familiar que ficou na primeira fila encarou Holmes o tempo todo.

    Quando o juiz William Sylvester fez uma pergunta a Holmes, o acusado permaneceu com o olhar perdido, e um advogado respondeu em seu nome.

    Holmes, segundo a polícia, entrou na pré-estreia do filme "Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge", num shopping de Aurora (Colorado), usando máscara antigás e colete à prova de balas. Ele acionou uma cápsula de gás na sala e, munido de três armas, começou a atirar indiscriminadamente, matando 12 espectadores - inclusive uma menina de 6 anos - e ferindo outros 58, alguns com gravidade.

    O ex-aluno de neurociências também montou armadilhas explosivas no seu apartamento, e a polícia diz que ele poderia ter destruído o prédio de três andares onde vivia. Uma detonação controlada foi feita pelas autoridades no fim de semana.

    A polícia diz que ainda investiga a motivação do crime, que surpreendeu colegas e conhecidos. Eles descrevem o californiano Holmes como um rapaz pacato e inteligente.

    O juiz marcou uma nova audiência para a próxima segunda-feira, quando acusações formais devem ser apresentadas.

    A promotora Carol Chambers pode solicitar a pena de morte para o acusado, mas disse que antes vai consultar sobreviventes e parentes das vítimas fatais. O Colorado tem atualmente três réus no corredor da morte, e dois deles foram condenados em processos nos quais Chambers foi a promotora.

    A chacina do cinema reúne todos os elementos previstos pela lei do Colorado para a pena de morte, inclusive a premeditação, a existência de várias vítimas e a morte de uma criança, segundo o ex-procurador Craig Silverman. "Se James Holmes não for executado, o Colorado pode muito bem jogar fora sua lei da pena de morte."

    David Sanchez, cujo genro foi morto no incidente, disse que a pena de morte "seria justiça". A filha dele, Katie Medely, que está grávida de nove meses, sobreviveu.

    Não ficou claro se algum parente de Holmes foi à audiência, mas uma advogada da Califórnia contratada pela família, Lisa Damiani, deveria fazer sua primeira declaração formal sobre o caso ainda na segunda-feira.

    A polícia disse que todas as armas usadas no massacre foram adquiridas de forma legal. Holmes está em uma cela solitária para não ser agredido por outros presos. Recentemente, o acusado deixou o doutorado em neurociências da Escola de Medicina Anschutz, na Universidade do Colorado, que fica a poucos quarteirões do seu apartamento.

    (Reportagem adicional de Chris Francescani)

    • Publicações11504
    • Seguidores33
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações5
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/acusado-de-massacre-em-cinema-nos-eua-e-levado-a-tribunal/3188144

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)