Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Acusado de matar vereador de Mangaratiba se entrega ao GAECO

    Depois de mais de dois anos foragido, Valdiclei Santos da Silva se entregou, nesta quinta-feira (12/01), ao Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), na sede do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), em Paracambi. Ele é acusado de ser o autor dos disparos que mataram o então vereador de Mangaratiba Célio Lopes, na madrugada de 2 de junho de 2009. Valdiclei e outros três homens, que já estão presos, foram denunciados pelo MPRJ por homicídio qualificado. O crime teria sido praticado porque o vereador ameaçou de demissão o Guarda Municipal André Rodrigues, apontado como mandante do assassinato.

    De acordo com o Promotor de Justiça do GAECO, Bruno Corrêa Gangoni, a advogada de Valdiclei esteve no seu gabinete quarta-feira informando que seu cliente se entregaria nesta quinta-feira. Valdiclei confessou e disse ter fugido para Minas Gerais logo após praticar o crime. Ele afirmou que não queria passar a vida fugindo da polícia e queria "pagar pelo que tinha feito" para depois poder ficar mais próximo da família. Valdiclei foi encaminhado para a 51ª DP (Paracambi), de onde seguirá para a Polinter.

    De acordo com a denúncia, oferecida à Justiça pelo GAECO em janeiro de 2010, Valdiclei teria sido contratado por André Rodrigues; pelo então superintendente de Gabinete da Prefeitura de Mangaratiba e seu ex-chefe, Jorge Duarte; e por Manoel da Silva para executar o vereador por R$ 4 mil. A investigação não descartou uma possível motivação política no crime. Na época da prisão dos envolvidos, o Guarda Municipal também confessou o crime e o pagamento. A pena prevista para o crime de homicídio qualificado pode variar de 12 a 30 anos de prisão.

    • Publicações2588
    • Seguidores56
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações138
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/acusado-de-matar-vereador-de-mangaratiba-se-entrega-ao-gaeco/2988214

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)