Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Acusado de tráfico de entorpecentes tem Habeas Corpus denegado pela Câmara Criminal

    Publicado por JurisWay
    há 14 anos

    A Câmara Criminal do Tribunal de Justiça da Paraíba denegou, na sessão desta quinta-feira (7), Habeas Corpus em favor de Fábio Júnior de Almeida Araújo. O paciente teve a prisão preventiva decretada pelo magistrado da comarca de Alagoa Grande, sob a acusação de envolvimento em crimes de tráfico de entorpecentes. A relatoria do HC, nº 003., foi do juiz-convocado, José Guedes Cavalcanti Neto. Desta decisão cabe recurso.

    De acordo com o relatório, os advogados de Fábio alegam que, apesar de imputada a prática do tráfico, não houve o flagrante em delito e não há nos autos indícios suficientes de sua autoria, já que foi citado somente em um depoimento testemunhal, não sendo qualificado na denúncia.

    Ainda segundo o relatório, a defesa do paciente sustenta, também, que a sentença de primeiro grau está desprovida de argumentos válidos, tendo em vista que baseou-se em meras afirmações abstratas sobre a gravidade do delito, bem como no clamor público, fundamentos considerados insuficientes para a custódia cautelar pela jurisdição dos tribunais superiores.

    No voto, o juiz-relator, esclareceu que a decisão proferida pelo Juízo da comarca de Alagoa Grande encontra-se devidamente fundamentada, mesmo porque os autos revelam a existência de indícios da participação do paciente no crime descrito na denúncia, apontando-o, ademais, como o cabeça do grupo.

    Deve-se considerar o fato de o motivo da segregação ter sido a necessidade da manutenção da ordem pública e a garantia da instrução criminal, bem como a notícia de participação de menores na suposta organização retratada na denúncia, o que revela a perniciosidade social de todos os envolvidos no caso, mostrando-se necessária a segregação cautelar do paciente, até mesmo para fins de desmantelamento da organização, conforme consignado pelo juiz de origem, disse José Guedes Cavalcanti Neto.

    Da Coordenadoria (com a colaboração do estagiário Herberth Acioli)

    • Publicações73364
    • Seguidores794
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações12
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/acusado-de-trafico-de-entorpecentes-tem-habeas-corpus-denegado-pela-camara-criminal/2410235

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)