Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Acusados de crime na Serra estão sendo julgados no I Tribunal do Júri de BH

    há 10 anos

    Raul Machado Primeira testemunha é ouvida no plenário do I Tribunal do Júri

    Teve início às 9h de hoje, 18 de março, no Fórum Lafayette, a sessão de julgamento de J.D.R. e J.F.P., acusados da morte de dois moradores (tio e sobrinho) do Aglomerado da Serra, região centro-sul de Belo Horizonte. As mortes aconteceram na madrugada de 19 de fevereiro de 2011. O julgamento foi paralisado às 12h45 para o almoço e retorna às 13h30, com a oitiva da segunda testemunha.

    Os trabalhos estão sendo conduzidos pelo juiz presidente do I Tribunal do Júri, Carlos Henrique Perpétuo Braga. Na acusação, representa o Ministério Público o promotor Francisco Rogério Barbosa Campos. Atuam no julgamento ainda dois assistentes de acusação, os advogados Robson Bartolomeu da Costa e Flávio Gibson de Alvarenga.

    A defesa do réu J.F.P. está sendo feita pelo advogado Ércio Quaresma Firpe. Já o réu J.D.R. está sendo defendido pelo advogado Agnaldo José de Aquino Gomes. Os dois acusados estão presos no presídio São Joaquim de Bicas I e chegaram ao fórum por volta das 7h40.

    Durante os trabalhos, 19 testemunhas devem ser ouvidas, sendo 14 de acusação e 5 de defesa.

    A primeira testemunha foi ouvida como informante. Em seu depoimento, o homem, que é tio e irmão das vítimas, reconheceu os réus presentes em plenário, mas disse não ter presenciado os fatos. O declarante, a pedido de acusação e defesa, também fez o reconhecimento de várias fotos anexadas ao processo, armas e peças de vestuário militar apreendidas.

    Caso o julgamento não termine hoje, jurados e testemunhas serão encaminhados a um hotel e ficarão incomunicáveis. Eles serão escoltados por oficiais de justiça e policiais militares. Se isso acontecer, os trabalhos serão reiniciados amanhã em horário ainda a ser definido pelo magistrado. Como dois réus estão sendo julgados, os debates podem se estender por até nove horas, depois da oitiva de todas as testemunhas e acusados.

    Devido à expectativa de prolongamento do júri desta terça-feira, o julgamento que estava marcado para amanhã, 19 de março, no I Tribunal do Júri será realizado no auditório do TJMG rua Goiás, 229, Centro.

    Denúncia

    O crime ocorreu na madrugada de 19 de fevereiro de 2011. De acordo com a denúncia do Ministério Público, os dois policiais e um terceiro, já falecido, atiraram em R.V.S. e em seu sobrinho J.C.S., que morreram.

    Segundo a denúncia o crime contra R.V.S. foi cometido por motivo fútil e com uso de recurso que impossibilitou por completo a defesa da vítima. Ainda segundo a acusação, a morte de J.C.S. ocorreu para assegurar a impunidade do primeiro homicídio e foi também cometida com recurso que tornou impossível a defesa da vítima.

    Sendo assim, os policiais militares foram acusados de homicídio duplamente qualificado e ainda de posse irregular de dois revólveres com numeração raspada, que colocaram no local do crime, de acordo com o MP.

    Em agosto de 2013, o acusado J.F.P. foi condenado a 12 anos de reclusão pelo homicídio de um forneiro, no bairro Nova Suíssa, regional oeste da capital, em julho de 2010. Na ocasião, como efeito extrapenal, o então juiz do 1º Tribunal do Júri, Ronaldo Vasques, ainda impôs a perda do cargo público de praça da PMMG. Dessa condenação há recurso em julgamento no TJMG.

    Este julgamento integra a programação de Semana Nacional do Tribunal do Júri no TJMG.

    Processo nº 0591369-26.2011.8.13.0024

    Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom Fórum Lafayette

    (31) 3330-2123 ascomfor@tjmg.com.br facebook.com/tribunaldejusticaMGoficial twitter.com/tjmg_oficial

    • Publicações11204
    • Seguidores1722
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações114
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/acusados-de-crime-na-serra-estao-sendo-julgados-no-i-tribunal-do-juri-de-bh/114152892

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)