Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Adiada votação do reajuste do salário mínimo regional

    A votação do reajuste do salário mínimo regional do Rio Grande do Sul foi suspensa por falta de quórum, durante a sessão plenária na Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (18). Com apenas 18 parlamentares registrando o voto no momento de análise do projeto do Executivo, a votação não ocorreu e a proposta volta a ser apreciada na próxima terça-feira (25).

    No transcorrer da sessão e mantendo o acordo de defender a proposta acordada com as centrais sindicais, a Bancada do PT havia iniciado suas manifestações sobre o projeto por meio dos deputados Tarcísio Zimmermann, Nelsinho Metalúrgico e Jeferson Fernandes. Os parlamentares petistas defendiam uma emenda que previa o reajuste de 8,49%, o mesmo percentual acordado junto com as centrais.

    Esse percentual é resultado de 6,48% do reajuste do salário mínimo; 1,89% da diferença entre o reajuste do piso em fevereiro de 2016 (9,61%); e o reajuste do salário mínimo de janeiro de 2016 (11,68%). Após várias negociações, a proposta foi alterada para 8,1% (faixa I, R$ 1.193,01, valor de fevereiro de 2017). O Governo Sartori propõe para 2017 um reajuste de apenas 6,48%, valor igual ao reajuste do salário mínimo e menor do que a inflação.

    O deputado Tarcísio Zimmermann frisou que “o piso é coisa do PT, sim, e dos partidos de corte popular neste estado”. O parlamentar disse que tem orgulho de ter participado da criação do piso, durante o governo de Olívio Dutra, “numa época de duro desemprego”. Naquele momento isolado de coragem do Governo a proposta foi aprovada, lembrou Tarcísio. De acordo com ele, não são os salários que geram o desemprego, pois “em todo o período de vigência do piso regional, houve crescimento dos postos de trabalho”.

    Também na tribuna, o deputado Jeferson Fernandes afirmou que o salário mínimo regional passou a ser uma referência importante a várias categorias que não têm o piso salarial nacional instituído em lei ou o poder de uma convenção ou acordo coletivo. “Percebemos sua influência para diversas categorias, como por exemplo para as empregadas domésticas e os trabalhadores no meio rural”, destacou o parlamentar.

    Jeferson enfatizou que sejam corrigidas, no mínimo, as perdas com a inflação e lembrou que “é a primeira vez na história que um governo manda um projeto de reajuste do salário mínimo regional que, sequer, corrige a inflação”. E acrescentou: “O discurso do governo é uma falácia, ao alegar que o reajuste vai quebrar o estado”.

    Outra manifestação petista foi do deputado Nelsinho Metalúrgico. Ele defendeu que uma das grandes políticas de valorização dos trabalhadores produzidas no nosso Estado foi o salário mínimo regional. “É preciso registrar a importância e o impacto positivo de tal política para o bem estar do trabalhador”, disse o petista. Nelsinho considerou a proposta encaminhada pelo governador como insuficiente.

    © Agência de Notícias
    As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
    • Publicações65591
    • Seguidores32
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações4
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/adiada-votacao-do-reajuste-do-salario-minimo-regional/449993044

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)