Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Adin contra restrição para quitar precatórios parada há mais de 2 anos

    Brasília - Aguarda julgamento pelo Supremo Tribunal Federal (STF) desde junho de 2010 a Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) nº 4332, ajuizada pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em novembro de 2009 contra a Lei nº 1.788/2007 do Estado de Rondônia. Na ação, a OAB requer a declaração de inconstitucionalidade do artigo 1º da referida lei, que restringe a 10 salários mínimos no máximo o limite para pagamentos de precatórios considerados de menor valor créditos de pequeno valor decorrentes de sentença judicial transitada em julgado. A matéria está conclusa no gabinete do relator desde 09 de junho de 2010.

    Na Adin, a OAB argumenta que o Estado de Rondônia possui considerável capacidade econômica, o que não justifica a estipulação de apenas 10 salários mínimos como limite de pagamento pelo Estado dos precatórios de pequeno valor. A Procuradoria Geral da República (PGR) já emitiu parecer opinando pela procedência da ação da OAB. O relator da matéria, ministro Cezar Peluso, foi substituído pelo ministro Teori Zavascki, em razão de sua aposentadoria.

    • Publicações19278
    • Seguidores264441
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações16
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/adin-contra-restricao-para-quitar-precatorios-parada-ha-mais-de-2-anos/100257139

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)