Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Advocacia alerta para o caos no Judiciário de Gravataí

    há 11 anos

    Conforme relatos da subseção local existe uma Vara com 22 mil processos para apenas três servidores.

    Diante do caos instalado na Comarca de Gravataí, o presidente da OAB/RS, Marcelo Bertoluci, recebeu na última quinta-feira (28), o presidente da subseção de Gravataí, DeivtiDimitrios Porto dos Santos, acompanhado de sua diretoria e do conselheiro seccional Nelson Schornardie.

    Indignados com os prejuízos que os cidadãos vêm sofrendo quanto à prestação jurisdicional, Dimitrios relatou alguns dos fatores que vêm consagrando a crise no Judiciário de Gravataí, como falta de servidores e de estrutura para a prestação judicial. "Temos apenas três servidores para dar andamento em 22 mil processos na 1ª Vara Cível, por exemplo. Infelizmente, a Justiça em nosso município está na UTI", advertiu.

    A Comarca de Gravataí possui 88 mil processos e conta com três Varas Cíveis e uma de Família, que são atendidas por quatro juízes e duas pretoras. Há também, um anexo com 15 mil processos relacionados à área de Fazenda Pública que são atendidos por cinco estagiários cedidos pelo município. A Comarca têm ainda duas Varas Criminais e um JEC.

    Conforme Schornardie é necessário sensibilizar o Estado para a calamidade do Judiciário local. "É importante um tratamento diferenciado para a Comarca diante do grande desenvolvimento ocorrido na última década, após a implantação do polo automotivo. Passamos da 12º para o 4º lugar em arrecadação no RS, e as questões sociais - em especial os conflitos também tiveram um enorme aumento, preocupação alertada desde 2003 pela OAB Gravataí".

    Bertoluci adiantou que a OAB/RS cobrará medidas emergenciais para a Comarca. "Não podemos ficar calados diante deste caos. Infelizmente esta não é uma realidade isolada, e por isso precisamos imediatamente da revisão da Lei de Responsabilidade Fiscal para sanar os problemas do Judiciário gaúcho".

    "Indignados: Crise Judiciário de Gravataí"

    Durante a reunião, o presidente da subseção de Gravataí falou do movimento "Indignados: Crise Judiciário de Gravataí", que foi capitaneado pela Ordem local, juízes, servidores e representantes dos poderes públicos.

    De acordo com Dimitrios a manifestação foi um protesto contra o estado caótico da prestação jurisdicional na Comarca. "Queremos sensibilizar o TJRS para assegurar melhores condições à prestação jurisdicional. Os administradores não podem ser omissos diante desta situação caótica do Fórum e se nada for feito, vamos buscar providências junto ao CNJ", revelou.

    Participaram ainda da reunião o presidente da Associação dos Procuradores do Município de Gravataí, Wilson Klippel Júnior; o vice-presidente da subseção, Hercules Ramão Perrone; o secretário-geral, Stefano da Fonseca Barbosa; a secretária-geral adjunta, Dalva Sonia da Costa Moreira; o tesoureiro, Diego de Lima Veiga, e a ex-presidente da subseção, Paula Barbosa Vargas.

    Liziane Lima

    Jornalista MTB 14.717

    • Publicações25933
    • Seguidores83
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/advocacia-alerta-para-o-caos-no-judiciario-de-gravatai/100431404

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)