Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Advocacia-Geral assegura derrubada de construção erguida irregularmente na BR-174

    há 5 anos

    A Advocacia-Geral da União (AGU) obteve junto à Justiça Federal do Amazonas a reintegração de posse de uma área que empresa de construção ocupava irregularmente ao lado da BR-174, no trecho entre Manaus (AM) e Boa Vista (RR).

    A ação foi ajuizada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) por meio da AGU com o objetivo de que a empresa removesse seus pertences e deixasse a área que ocupava por cerca de um ano e onde havia construído um muro de alvenaria.

    O local faz parte de faixa de domínio da União, pois ultrapassava o limite permitido para ocupação nas laterais da rodovia federal, o que colocava em risco a segurança e a vida de terceiros e usuários da rodovia.

    Segundo o procurador federal Ramon Paz Nascimento, da Procuradoria Federal no Amazonas, a descoberta das irregularidades foi feita por uma empresa contratada pelo Dnit para monitorar a situação das estradas sob supervisão da autarquia. Ele explica que a AGU também entrou com pedido de pagamento de multa por parte dos responsáveis pela construção irregular.



    “A empresa requerida foi notificada em duas ocasiões administrativamente para que procedesse a demolição da construção, porém permaneceu inerte. Nesse caso, não restou outra alternativa para o Dnit e a AGU a não ser o ajuizamento da ação de reintegração de posse”, explica.

    Na decisão, a 1ª Vara Federal do Amazonas acolheu o pedido da AGU e determinou a reintegração de posse no prazo de 72 horas, com a devida demolição da obra irregular e suporte da Superintendência da Polícia Federal do Amazonas para o cumprimento da ordem.

    Além da Procuradoria Federal no Amazonas, atuou no caso a Procuradoria Federal Especializada junto ao Dnit.

    Ref: Processo nº 1005647-64.2018.4.01.3200 - Justiça Federal do Amazonas.

    Paulo Victor da Cruz Chagas

    • Publicações11300
    • Seguidores167
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações16
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/advocacia-geral-assegura-derrubada-de-construcao-erguida-irregularmente-na-br-174/693206990

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)