Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024

Advogado é detido por suposto desacato; OAB considera ação "abusiva"

Publicado por Consultor Jurídico
há 6 anos

O advogado pernambucano Sávio Dalano foi detido nesta quinta-feira (5/6) acusado de ter desacatado um tenente da Polícia Militar, em Caruaru (PE). Dalano e outros advogados estavam colhendo assinaturas em uma assembleia para a criação de um novo sindicato de vigilantes, segundo informações de jornais locais. Por esse motivo, houve um tumulto e o Batalhão Integrado Especializado da PM (Biesp) foi acionado para conter a situação.

Em um vídeo amplamente repercutido nas redes sociais, o tenente manda o advogado entrar no camburão da viatura policial. Dalano, então, alega que a atitude dos policiais fere suas prerrogativas de advogado: "É minha prerrogativa de advogado, não precisa disso, não. Vocês estão ferindo minha prerrogativa de advogado!", diz, enquanto é conduzido para o camburão.

Pouco tempo depois, o advogado foi liberado. Em outro vídeo, Dalano afirmou que em momento algum desrespeitou os policiais. Para ele, a atitude foi "um atentado à dignidade dos advogados" e feriu não só suas prerrogativas, mas também a Constituição e o Estado Democrático de Direito.

"Essa é a formação dos nossos policiais. Se um advogado, no exercício da profissão, é tratado dessa forma, imagina o pobre cidadão", disse Dalano, que afirmou que seguirá os procedimentos legais e cabíveis contra a ação.

Livre exercício
O Conselho Federal da OAB repudiou, em nota, a conduta "abusiva e truculenta" da PM. A entidade afirma que a condução do advogado no compartimento da viatura foi vexatória e desnecessária.

Além disso, considera que a prisão dele "por crime de menor potencial ofensivo e sem a presença de representante da OAB, violaram as prerrogativas do Estatuto da Advocacia e da OAB (Lei 8.906/94)".

Já a seccional pernambucana da OAB, afirmo...


Ver notícia na íntegra em Consultor Jurídico

  • Sobre o autorPublicação independente sobre direito e justiça
  • Publicações119348
  • Seguidores11019
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações393
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/advogado-e-detido-por-suposto-desacato-oab-considera-acao-abusiva/598190746

Informações relacionadas

Arthur Alexandre Leite e Silva, Advogado
Modeloshá 3 anos

Modelo de Impugnação ao Edital de Pregão

Ariel Negrão, Advogado
Modeloshá 4 anos

Mandado de Segurança - Inabilitação - Desclassificação - Concorrência - Menor Preço

Petição Inicial - TJSP - Ação de Reparaçao de Danos C.C. Indenização por Danos Morais e Materiais - Procedimento do Juizado Especial Cível

Ariel Negrão, Advogado
Modeloshá 4 anos

Recurso Administrativo - Licitação - Concorrência

Correção FGTS, Estudante
Notíciashá 6 anos

Advogado foi algemado e agredido no exercício da função em MT, diz Abracrim. [Assista o vídeo]

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Na minha opinião, no que se refere na violação das prerrogativas do advogado; não se verifica, haja vista que o advogado apenas foi conduzido a uma delegacia. Pois, a PM não, apenas conduz.
O advogado do pode ser preso em flagrante delito de crimes inadiáveis e deverá ser a OAB comunicada e, ter representante da entidade para assistir o advogado.
Desta feita, no caso em tela, ele infringiu a lei e foi conduzido. continuar lendo