Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Advogado-geral defende assessoramento jurídico proativo e comprometido

    há 5 anos

    O advogado-geral da União, André Mendonça, pediu aos consultores jurídicos junto aos ministérios do governo federal uma atuação preventiva no combate à corrupção e na busca de soluções jurídicas que deem "suporte e segurança" ao trabalho dos gestores públicos. Ele participou nesta terça-feira (26/02) de uma reunião com os consultores na Esplanada dos Ministérios e o consultor-geral da União, Arthur Cerqueira Valério.

    Segundo o advogado-geral, o trabalho da área consultiva no combate a ilícitos passa por se adiantar para que as normas e atos assinados pelas autoridades não sejam objeto de questionamentos futuros. “Nós precisamos de uma consultoria focada nisso: ser capaz de não só dizer não no que tange ao consultivo, ao emitir os pareceres, mas sermos proativos e criativos na busca de soluções”, disse, destacando ser fundamental encontrar soluções jurídicas que atestem o “trabalho qualificado” que a AGU entrega para a sociedade.

    “Se fosse para dizer sim ou não, nós teríamos máquinas, robozinhos de Tecnologia da Informação que seriam capazes de extrair a essência do que está ali e dar o enquadramento jurídico. Mas não é isso. Temos uma advocacia qualificadíssima para esse trabalho”, afirmou.

    Ao pedir o comprometimento dos consultores jurídicos para que assegurem a implementação dos projetos, legislações e políticas públicas propostas pelos diversos gestores, André Mendonça ressaltou a necessidade de que todos os membros e servidores da AGU sejam estimulados a atuarem com empenho e de forma eficiente.

    “Acredito que AGU é a instituição mais importante para a viabilização do Estado brasileiro. Ela que faz o meio de campo entre o que o gestor quer e o que pode ser feito da forma como pode ser feito”, afirmou, pedindo que os consultores jurídicos cobrem e motivem os colegas nessa tarefa.

    O advogado-geral disse, ainda, que todos os consultores devem falar a “mesma língua” no assessoramento de órgãos e gestores, recordando que, embora vinculados aos ministérios, eles fazem parte da mesma equipe que compõe a AGU. “Sintam-se sempre em casa. Temos procurado trabalhar com muita harmonia e de forma muito coordenada entre todas as áreas. É importante que haja um alinhamento e comprometimento com a própria instituição”, concluiu.

    Paulo Victor da Cruz Chagas

    • Publicações11300
    • Seguidores167
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações6
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/advogado-geral-defende-assessoramento-juridico-proativo-e-comprometido/680778030

    Informações relacionadas

    Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
    Notíciashá 15 anos

    Dormientibus non succurrit jus (O Direito não socorre aos que dormem)

    DR. ADEvogado, Administrador
    Notíciashá 5 anos

    Manual básico de Como utilizar um advogado

    Projeto prevê punição a advogado que perde prazos

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)