Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Advogado não pode ser obrigado a assumir condição de depositário de bem penhorado

    Publicado por Espaço Vital
    há 14 anos

    É legítima a recusa do advogado da parte quanto ao aceite do encargo de depositário do bem penhorado, considerando-se que o procurador sequer é parte na execução.

    Decisão liminar de relevo para a Advocacia foi proferida pelo desembargador do Trabalho Cláudio Antônio Cassou Barbosa, nos autos de mandado de segurança impetrado pelo advogado Pio Cervo, em face de imposição, a si, da assunção do encargo de fiel depositário de bem penhorado de sua cliente Vogg S.A. Indústria Metalúrgica.

    "A ilegalidade da decisão impetrada reside em estender ao procurador da parte um compromisso que, em tal condição, não lhe pertence, face à ausência de previsão legal. Pode o advogado, sim, ser intimado da penhora em nome do executado mas este - o executado - é que será nomeado como depositário judicial". concluiu o desembargador Cassou Barbosa.

    A origem do mandado de segurança é a execução que tramita na 1ª Vara do Trabalho de Canoas (RS), em que houve negativa da representante da empresa executada em assumir depósito fiel de imóvel constrito naquele processo. Diante do fato, a juíza do Trabalho de primeiro grau nemeou como depositários "um dos procuradores da reclamada".

    Os advogados da reclamada, porém, não aceitaram assumir a obrigação, na forma da súmula nº 319 do STJ, mas o Juízo "a quo" desacolheu a pretensão dos profissionais e encarregou o impetrante de atuar como fiel depositário do bem da sua constituinte.

    Para o relator, é legítima a recusa do advogado da parte quanto ao aceite do encargo de depositário do bem penhorado, considerando-se que o procurador sequer é parte na execução.

    "A ilegalidade da decisão impetrada reside em estender ao procurador da parte um compromisso que, em tal condição, não lhe pertence, face à ausência de previsão legal. Pode o advogado, sim, ser intimado da penhora em nome do executado mas este - o executado - é que será nomeado como depositário judicial". concluiu o relator.

    Assim, foi deferida a medida liminar para que a nomeação do impetrante seja suspensa.

    Defende o impetrante o advogado Vinicius Nadler Cervo. (Proc. nº 0010858-11.2010.5.04.0000).

    • Publicações23538
    • Seguidores516
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações2490
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/advogado-nao-pode-ser-obrigado-a-assumir-condicao-de-depositario-de-bem-penhorado/2150249

    Informações relacionadas

    Andressa Martins, Advogado
    Modeloshá 6 anos

    Petição - Fiel Depositário

    Uorlei Lima Silva, Advogado
    Modeloshá 3 anos

    Modelo - Instrumento Particular de Doação de Bem Imóvel com Reserva de Usufruto

    Mantida condenação de homem que sacou dinheiro depositado por engano em sua conta corrente

    Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região
    Jurisprudênciahá 14 anos

    Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região TRT-4 - Mandado De Segurança: MS XXXXX-11.2010.5.04.0000

    Advdoc Documentos
    Modeloshá 2 anos

    Modelo 2021 - Pedido de Penhora de Veículo Via Termos Nos Autos - Pedido de Depositário em Favor do Exequente - Restrição de Circulação.

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)