Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
8 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Advogado que é devedor de alimentos não tem direito à prisão civil em cela especial

    há 15 anos

    O desembargador Claudir Fidélis Faccenda, da 8ª Câmara Cível do TJRS, manteve decisão que negou a um advogado - que é devedor de pensão alimentar - a possibilidade de cumprir prisão civil em sala do Estado Maior ou domiciliar. A decisão afirmou que "e inviável que executado em ação de alimentos cumpra segregação nos locais indicados para quem possui curso superior, porque somente na prisão penal existe a prerrogativa de pessoa com formação universitária ficar recolhida em cela especial antes de sentença transitada em julgado".

    Em ação de execução de alimentos, o advogado teve determinada sua prisão civil em regime aberto. Assim, durante o dia ele pode sair para trabalhar e à noite deve recolher-se em albergue prisional.

    No recurso de agravo de instrumento ao TJRS, o executado argumentou que o artigo 7º, inciso V do Estatuto da OAB prevê seu recolhimento em sala de Estado Maior ou prisão domiciliar, antes do trânsito em julgado da sentença. Sustentou que "a norma não diferencia a prisão civil da penal".

    A decisão monocrática esclarece que na prisão civil por dívida alimentar não se aplica o Estatuto da Ordem, "pois este regulamenta o cumprimento das penas ocorridas pela prática de delitos". O magistrado compara que “as duas prisões são de naturezas completamente diferentes e ao devedor de alimentos não se estendem as disposições versando sobre prisão especial previstas na Lei de Execução Penal e no Código de Processo Penal".

    O relator refere ainda que "a segregação civil em ação de alimentos tem o objetivo de coagir ao pagamento da pensão alimentar, não se tratando propriamente de uma penalidade imposta ao devedor”. O julgado considera também que o regime aberto da prisão civil objetiva, inclusive, não inviabilizar o exercício da atividade remunerada do executado.

    • Publicações6794
    • Seguidores97
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações558
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/advogado-que-e-devedor-de-alimentos-nao-tem-direito-a-prisao-civil-em-cela-especial/1433718

    Informações relacionadas

    Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
    Notíciashá 15 anos

    Qual a finalidade da prisão civil do devedor de alimentos? - Ricardo Avelino Carneiro

    Superior Tribunal de Justiça
    Notíciashá 10 anos

    Advogado devedor de alimentos consegue direito a prisão especial

    Breve comentário ao art. 7 , inciso XXI do Estatuto da Advocacia e da OAB (EOAB)

    Lucas Cotta de Ramos, Advogado
    Notíciasano passado

    STJ: cela especial em penitenciária, separada dos demais detentos, supre a exigência de sala de Estado Maior para o advogado

    Rogério Tadeu Romano, Advogado
    Artigosano passado

    A prerrogativa dada ao advogado de prisão em sala de estado-maior não se aplica à prisão civil por débito de alimentos

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)