Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
21 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Advogado que não localiza cliente pode descontar honorários contratuais de precatório

    Publicado por Espaço Vital
    há 14 anos

    Uma interessante decisão da 21ª Câmara Cível do TJRS abre precedente para a resolução de um problema que muitos advogados encaram no diaadia: como receber seus honorários se o cliente não é mais localizado? O julgamento foi proferido nos autos de agravo de instrumento interposto pelos advogados Telmo Schorr e Maria Lúcia Eichelberger Plocharski - o primeiro na condição de procurador da segunda -, em face de decisão interlocutória em execução contra o Ipergs, que indeferiu o levantamento da verba remuneratória contratual, sem a reserva de valores.

    Na origem está uma ação de revisão de pensão por morte e cobrança de diferenças, que, julgada procedente, se encaminhou à execução, com extração e expedição de precatório. Após o levantamento do valor do débito, o procurador da credora pediu para depositar judicialmente a quantia destinada à sua constituinte - já descontados os honorários contratuais -, por não ter conseguido localizá-la para repassar-lhe o numerário.

    No TJRS, o Ministério Público emitiu parecer pelo desprovimento do agravo, mas os desembargadores decidiram por acolher o pleito do advogado. Segundo o relator, desembargador Francisco José Moesch, amparado em julgados do STJ, "têm os advogados direito, se ainda não pago o precatório, de que seja descontada, do montante a ser pago aos seus constituintes, a parcela relativa aos honorários advocatícios contratados."

    Porém, anotaram os magistrados, mesmo já tendo sido pago o precatório é "desnecessário exigir-se do procurador que deposite o valor relativo aos honorários contratuais", quando juntado aos autos o contrato de prestação de serviços e o procurador possui poderes especiais para reter o valor total do precatório.

    No caso concreto, o procurador optou por adotar postura ética e benéfica à sua cliente, pois, mesmo tendo poderes para reter a totalidade do valor, requereu autorização para depositar em Juízo a quantia destinada à parte, para que seja corrigida adequadamente.

    Assim, o advogado foi dispensado de ter que depositar o valor relativo aos seus honorários contratuais. (Proc. nº 70033608415).

    • Publicações23538
    • Seguidores516
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1539
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/advogado-que-nao-localiza-cliente-pode-descontar-honorarios-contratuais-de-precatorio/2267781

    Informações relacionadas

    Consultor Jurídico
    Notíciashá 8 anos

    Advogado que não encontra cliente para pagar deve depositar valor em banco

    Marcos Antonio Hillesheim Junior, Advogado
    Modeloshá 7 anos

    [Modelo] Solicitação de infojud

    Rafael Rodrigues Cordeiro, Advogado
    Modeloshá 5 anos

    Pedido de Busca de Endereço - Bacenjud e Renajud, Iinfojud, Siel e Infoseg

    Tribunal de Justiça de Minas Gerais
    Jurisprudênciaano passado

    Tribunal de Justiça de Minas Gerais TJ-MG - Apelação Cível: AC XXXXX-77.2016.8.13.0024

    ContratoRecurso Blog, Advogado
    Modeloshá 4 anos

    Ação De Depósito

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)