Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Advogados comprovam que remoção por interesse próprio afasta concessão de ajuda de custo pela Administração

    há 10 anos

    A Advocacia-Geral da União (AGU) confirmou, na Justiça da 1ª e 4ª regiões, que é indevida a concessão de ajuda de custo pela Administração Pública quando a remoção do servidor é feita com interesse próprio. A tese defendida pelos advogados da União foi acolhida pelos Tribunais Regionais de que o benefício é reservado a casos de interesse exclusivo da Administração.

    Nos dois casos levados à Justiça, os autores argumentaram que teriam direito a receber ajuda de custo. A ação da 1ª Região foi ajuizada pela Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais do Departamento de Polícia Federal e a da 4ª Região por um servidor. A Justiça acolheu os dois pedidos para pagamento do benefício.

    Contra as decisões, a AGU argumentou que o mero oferecimento de cargo público configuraria interesse da Administração apenas para servidores com prerrogativa de inamovibilidade (magistrado e procuradores). Os advogados da União defenderam que a decisão da primeira instância estava em conflito tanto com a posição do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, quanto com a Jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça.

    Segundo as procuradorias da União, o pagamento de ajuda de custo é indevido quando a remoção de servidor público é feita a pedido dele, mediante concurso de remoção, o que configura interesse próprio.

    Os Tribunais Regionais Federais da 1ª e 4ª Região acolheram a defesa dos advogados da União e reformaram as sentenças de primeira instância. Os desembargadores entenderam que em ambos os casos o pagamento da ajuda de custo seria indevido.

    Atuaram nas ações, a Procuradoria-Regional da União 1ª Região, a Procuradoria-Regional da União na 4ª Região e a Procuradoria-Seccional da União (PSU) de Passo Fundo, unidades da Procuradoria-Geral da União, órgão da AGU.

    Ref.: Apelação Cível nº 0018745-28.2012.4.01.3400 - TRF1 e nº 5000389-22.2013.404.7104 - TRF4.

    Leane Ribeiro

    • Publicações11300
    • Seguidores167
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações20
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/advogados-comprovam-que-remocao-por-interesse-proprio-afasta-concessao-de-ajuda-de-custo-pela-administracao/113718746

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)