Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
21 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Advogados da União evitam anulação de multas aplicadas ao Santander

    há 8 anos

    A Advocacia-Geral da União (AGU) conseguiu impedir a anulação de multas impostas pela Polícia Federal ao Banco Santander pelo descumprimento de normas de segurança em 25 agências. A atuação ocorreu após a instituição financeira acionar a Justiça com o objetivo de que as multas fossem convertidas em pena de advertência.

    O Santander alegou que as multas afrontavam o princípio da legalidade e da tipicidade, uma vez que a definição das infrações administrativas deveria estar fixada em lei, e não somente por portaria, como era o caso.

    No entanto, a Procuradoria-Regional da União da 1ª Região (PRU1), unidade da AGU que atuou no caso, esclareceu que “os artigos e da Lei nº 7.102/83 traçam a disciplina relacionada à elaboração de elementos do sistema de segurança que deve ser adotado pelas instituições financeiras, enquanto o artigo estabelece as penalidades aplicáveis em caso de descumprimento. Estão fixadas pela lei, portanto, a obrigação, a sanção correlata e as penas aplicáveis, de forma suficiente a caracterizar a necessária tipicidade da conduta”.

    Ilegitimidade

    Os advogados da União apontaram, ainda, que as 25 agências bancárias possuíam Cadastros Nacionais de Pessoas Jurídicas (CNPJ) diferentes. Desta forma, cada uma dela teria autonomia jurídica e não poderia estar representada em uma única ação junto com todas as outras.

    A 14ª Vara Federal do Distrito Federal reconheceu a ilegitimidade ativa do Santander para propor a ação, ainda que se trate de matriz ajuizando em favor das filiais. O processo foi extinto sem resolução de mérito.

    A PRU1 é unidade da Procuradoria Geral da União (PGU), órgão da AGU.

    Ref.: Processo nº 83744-19.2014.4.01.3400 - 14ª Vara Federal-DF.

    Laís do Valle

    • Publicações11300
    • Seguidores167
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações117
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/advogados-da-uniao-evitam-anulacao-de-multas-aplicadas-ao-santander/396268678

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)