Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Advogados divergem quanto à redução da maioridade penal

    há 11 anos

    As discussões sobre a redução da maioridade penal representa um desafio extra à constituição brasileira. De acordo com o senador Eunício Oliveira, é preciso debater a maioridade penal junto com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) que, em sua análise, encontra-se desatualizado. “É preciso que haja uma discussão da redução da maioridade penal junto com uma nova estruturação para o ECA, pois este encontra-se desatualizado”, disse.

    Seu pronunciamento foi feito durante audiência pública (foto) sobre a reforma do Código Penal realizada na manhã desta sexta-feira (7), no auditório da Fundação Escola Superior de Advocacia do Estado do Ceará (Fesac), promovida pela Ordem dos Advogados do Brasil Seção Ceará (OAB-CE).

    Para o presidente da instituição, Valdetário Andrade Monteiro, a redução da maioridade penal não vai resolver o problema da segurança no país, mas é preciso pensar em formas de ressocialização deste jovens que cometem crimes.

    O senador Pedro Taques (PDT-MT) defendeu o aumento de medidas sócio-educativas no que se refere às discussões sobre a redução da maioridade penal no Brasil. De acordo com o senador, é preciso debater este assunto e fazer uma lei que seja mais justa.

    “Não se concede o fato de um cidadão com 16 anos cometer crime e nada ocorra. Defendo o aumento das medidas sócio educativas. Mas já existe uma proposta que pretende mudar esse sistema, e o advogado pede ao juiz para que seja afastada a maioridade penal em alguns casos”, diz.

    O ECA foi instituído pela Lei 8.069 no dia 13 de julho de 1990. O estatuto regulamenta os direitos das crianças e dos adolescentes inspirada pelas diretrizes fornecidas pela Constituição Federal de 1988, internalizando uma série de normativas internacionais.

    • Publicações8756
    • Seguidores67
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações117
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/advogados-divergem-quanto-a-reducao-da-maioridade-penal/100552652

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)