Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Advogados garantem aplicação de reajuste na tabela do SUS até prazo determinado por portaria do Ministério da Saúde

    Publicado por Âmbito Jurídico
    há 12 anos

    A Advocacia-Geral da União (AGU) evitou, no Superior Tribunal de Justiça (STJ), o pagamento indevido de R$ 599.382.661,02 pleiteados por hospitais em todo Brasil. O valor é relativo a um reajuste de 9,56% da tabela do Sistema Único de Saúde (SUS) após a conversão do plano Cruzeiro Real para o plano Real.

    Hospitais e médicos alegavam que a conversão dos valores da tabela do SUS foi feita de forma incorreta e diferente do que foi estabelecido pelo Banco Central, o que gerou o prejuízo de 9,56%. Por esse motivo, foram ajuizadas mais de 200 ações que tentavam obter o reajuste que no total chegavam a quase R$ 900 milhões.

    A Procuradoria-Geral da União (PGU) comprovou que a aplicação retroativa do reajuste de 9,56% da tabela do Sistema Único de Saúde (SUS) é devida somente até outubro de 1999, quando o sistema de preços foi alterado pela Portaria nº 1.323 do Ministério da Saúde.

    De acordo com os advogados da União, a portaria do Ministério da Saúde, de 05 de novembro de 1999, reformulou a tabela de preços do SUS e determinou como data do início dos efeitos financeiros o dia 1º de outubro daquele ano.

    O caso foi analisado durante o julgamento de um Recurso Especial interposto por médico de Alagoas que solicitava o pagamento das quantias até novembro de 1999. A Primeira Seção do STJ concordou, por unanimidade, com os argumentos da AGU de que os efeitos financeiros da Portaria foram aplicados de forma retroativa e o reajuste deve ser pago até a data limite de 1º de outubro de 1999.

    A Procuradoria-Geral da União é um órgão da AGU.

    Ref.: Recurso Especial nº

    - STJ.

    Uyara Kamayurá

    • Publicações48958
    • Seguidores671
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações8
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/advogados-garantem-aplicacao-de-reajuste-na-tabela-do-sus-ate-prazo-determinado-por-portaria-do-ministerio-da-saude/100167120

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)