Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Advogados garantem aplicação de reajuste na tabela do SUS até prazo determinado por portaria do Ministério da Saúde

    A Advocacia-Geral da União (AGU) evitou, no Superior Tribunal de Justiça (STJ), o pagamento indevido de R$ 599.382.661,02 pleiteados por hospitais em todo Brasil. O valor é relativo a um reajuste de 9,56% da tabela do Sistema Único de Saúde (SUS) após a conversão do plano Cruzeiro Real para o plano Real.

    Hospitais e médicos alegavam que a conversão dos valores da tabela do SUS foi feita de forma incorreta e diferente do que foi estabelecido pelo Banco Central, o que gerou o prejuízo de 9,56%. Por esse motivo, foram ajuizadas mais de 200 ações que tentavam obter o reajuste que no total chegavam a quase R$ 900 milhões.

    A Procuradoria-Geral da União (PGU) comprovou que a aplicação retroativa do reajuste de 9,56% da tabela do Sistema Único de Saúde (SUS) é devida somente até outubro de 1999, quando o sistema de preços foi alterado pela Portaria nº 1.323 do Ministério da Saúde.

    De acordo com os advogados da União, a portaria do Ministério da Saúde, de 05 de novembro de 1999, reformulou a tabela de preços do SUS e determinou como data do início dos efeitos financeiros o dia 1º de outubro daquele ano.

    O caso foi analisado durante o julgamento de um Recurso Especial interposto por médico de Alagoas que solicitava o pagamento das quantias até novembro de 1999. A Primeira Seção do STJ concordou, por unanimidade, com os argumentos da AGU de que os efeitos financeiros da Portaria foram aplicados de forma retroativa e o reajuste deve ser pago até a data limite de 1º de outubro de 1999.

    A Procuradoria-Geral da União é um órgão da AGU.

    Ref.: Recurso Especial nº

    - STJ.
    • Publicações30288
    • Seguidores632636
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações48
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/advogados-garantem-aplicacao-de-reajuste-na-tabela-do-sus-ate-prazo-determinado-por-portaria-do-ministerio-da-saude/100168678

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)