Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Maio de 2024

Aeronáutica concede comenda à ministra Laurita Vaz

há 12 anos

A ministra Laurita Vaz, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), recebe na manhã desta terça-feira (23) a comenda Ordem do Mérito Aeronáutico, no grau grande-oficial. A solenidade ocorre na Base Aérea e está sendo presidida pelo Vice-Presidente da República, Michel Temer, com a presença do Ministro da Defesa, Celso Amorim, e do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Juniti Saito, entre outras autoridades.

A imposição das comendas da Ordem do Mérito Aeronáutico (OMA) ocorre em todo o Brasil e faz parte das comemorações do Mês da Asa, que culmina com o Dia do Aviador e o Dia da Força Aérea Brasileira (FAB), comemorado em 23 de outubro, data em que Santos Dumont, o pai da aviação, decolou com seu 14 Bis. Ao todo, são 459 agraciados. Em Brasília, serão condecorados 196 pessoas.

A Ordem do Mérito Aeronáutico é a maior comenda concedida pela FAB para reconhecer serviços prestados à Aeronáutica por personalidades civis e militares, brasileiras ou estrangeiras, e premiar os militares de seu quadro efetivo que tenham prestado notáveis serviços ao país ou tenham se distinguido no exercício de sua profissão. A distinção pode ser concedida em cinco graus: Grã-Cruz, Grande-Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro.

Nascida na cidade de Anicuns, em Goiás, a ministra formou-se em Direito pela Universidade Católica do Estado. É também especialista em Direito Penal e Direito Agrário pela Universidade Federal de Goiás.

Integrante do STJ desde 26 de junho de 2001, a ministra iniciou a carreira como promotora de Justiça do Estado de Goiás, onde permaneceu de 1978 a 1984, quando foi nomeada para o cargo de subprocuradora da República, sendo designada para oficiar, desde a sua posse, junto ao Supremo Tribunal Federal, no qual permaneceu até junho de 1989. Promovida ao cargo de procuradora da República em 7/3/1988, oficiou junto ao extinto Tribunal Federal de Recursos nos processos remanescentes na Procuradoria-Geral da República, de 10/8/1989 a 10/6/1990 e de 3/4/1991 a 27/4/1992. Exerceu, também, atividades junto à Justiça Federal e à Justiça do Trabalho de 1ª instância de 11/6/1990 a 20/12/1991. Ela foi a terceira mulher a integrar o STJ, a primeira oriunda do Ministério Público.

  • Publicações19150
  • Seguidores13366
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações157
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/aeronautica-concede-comenda-a-ministra-laurita-vaz/100138938

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)