Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    AGE afasta prescrição intercorrente no STJ

    O juiz da execução pode decretar prescrição intercorrente, ex officio, desde que a Fazenda seja ouvida previamente. Com esse entendimento o STJ – Superior Tribunal de Justiça acolheu Agravo de Instrumento nº 1.147.033 interposto pela AGE – Advocacia Geral do Estado, e determinou o prosseguimento de uma Execução Fiscal.

    O Agravo interposto pelo procurador Marcelo Pádua Cavalcante foi contra acórdão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais que havia confirmado decisão de primeira instância decretando prescrição intercorrente em uma Execução Fiscal, por entender que a falta de intimação pessoal do Estado de Minas Gerais para manifestar-se não causou nenhum prejuízo.

    Concordando com a tese defendida pela AGE, o relator, ministro Luiz Fux expôs que a Lei 11.051 possibilitou a decretação ex officio da prescrição intercorrente, desde que previamente ouvida a Fazenda Pública para que pudesse suscitar eventuais causas suspensivas ou interruptivas do prazo prescricional.

    Assim, verificando que não houve a oitiva do Estado para manifestar-se determinou a devolução dos autos ao TJMG para a oitiva da Fazenda Pública.

    • Publicações1763
    • Seguidores28
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações31
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/age-afasta-prescricao-intercorrente-no-stj/1936643

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)