Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Agenda 150 Anos homenageia Renato Torres de Carvalho Filho

    há 9 anos

    O caráter humano que o desembargador Renato Torres de Carvalho Filho demonstrou em sua carreira e na vida pessoal foi lembrado ontem (9) por magistrados, advogados, familiares e amigos na mais recente edição da Agenda 150 Anos de Memória Histórica do Tribunal de Justiça Bandeirante, no Salão do Júri do Palácio da Justiça.

    Renato Torres de Carvalho Filho nasceu em São Paulo, em 3 de julho de 1924. Formou-se pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), turma de 1949. Ingressou na Magistratura em 1956. Foi juiz em Lorena, Descalvado, Andradina, Barretos e na Capital. Promovido ao Tribunal de Alçada Criminal em 1972, ingressou também no 2º Tribunal de Alçada Civil ainda naquele ano. Chegou ao cardo de desembargador do TJSP em 1979, onde ocupou a 4ª vice-presidência da Corte, no biênio 1990/1991. Aposentou-se em 1993 e faleceu em 2013.

    O orador em nome da Corte paulista foi seu filho, o desembargador Ricardo Cintra Torres de Carvalho, que destacou as qualidades do homenageado no exercício da Magistratura. “Dedicado ao trabalho e de espírito conciliador, tratava a todos que o cercavam com respeito e carinho.”

    Carmem Silvia Cintra Torres de Carvalho, filha do homenageado, falou em nome da família. Descreveu o homem e o pai: “A mim, ele ensinou tudo. Sobre os seres humanos e seu direito de serem tratados com dignidade e sobre a importância da Justiça estar subordinada à humanidade”.

    O desembargador José Renato Nalini, presidente do TJSP, encerrou a solenidade. “No momento que precisamos tanto de bons exemplos, o projeto ‘Agenda 150 Anos de Memória Histórica do Tribunal de Justiça Bandeirante’ ganha importância. O exemplo de vida deixado pelo homenageado nos mostra que é possível conciliar carreira e exercício integral do dever, sem descuidar do mais importante, o ser humano, vivendo com delicadeza, sensibilidade e ternura.”

    Participaram, também, da solenidade o vice-presidente do TJSP, desembargador Eros Piceli; o corregedor-geral da Justiça de São Paulo, desembargador Hamilton Elliot Akel; o presidente da Seção de Direito Privado do TJSP, desembargador Artur Marques da Silva Filho; o presidente da Seção de Direito Público, desembargador Ricardo Mair Anafe; o presidente da Seção de Direito Criminal, desembargador Geraldo Francisco Pinheiro Franco; o ex-governador de São Paulo, Luiz Antonio Fleury Filho; a diretora da International Association of Women Judges para a América Latina e Caribe, desembargadora Maria Cristina Zucchi; a desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região – São Paulo, Regina Duarte; o diretor secretário-geral adjunto da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo, Antonio Ruiz Filho, representando o presidente; o conselheiro da Associação dos Advogados de São Paulo, Rogério de Menezes Corigliano, representando o presidente; o diretor da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, José Rogério Cruz e Tucci; o presidente do Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil – Seção São Paulo, José Carlos Alves; o gerente geral da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais de São Paulo (Arpen-SP), Marcos Pimentel da Silveira, representando o presidente; o juiz assessor e chefe do Gabinete Civil da Presidência, Ricardo Felício Scaff; as juízas assessoras da Presidência Maria de Fátima Pereira da Costa e Silva, Maria Fernanda de Toledo Rodovalho e Alexandra Fuchs de Araujo: o juiz assessor da vice-presidência Carlos Henrique André Lisboa; o chefe da Assessoria Policial Militar do TJSP, cel PM Washington Luiz Gonçalves Pestana; o delegado chefe da Assessoria Policial Civil do TJSP, Fábio Augusto Pinto; o chefe de gabinete da Presidência do TJSP e decano da Academia Paulista de Letras, poeta Paulo Bomfim; os filhos do homenageado Renato Torres de Carvalho Neto, Reinaldo Cintra Torres de Carvalho, José Cintra Torres de Carvalho, Heloísa M. C. T. de Carvalho Melillo; as noras Carmem, Jacira e Ilka; os genros Paulo e Fábio; os netos Felipe e Amanda; demais desembargadores, juízes, familiares e amigos.


    Mais fotos no Flickr.

    Comunicação Social TJSP – DA (texto) / AC (fotos)
    imprensatj@tjsp.jus.br

    • Publicações15979
    • Seguidores3705
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1483
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/agenda-150-anos-homenageia-renato-torres-de-carvalho-filho/239377017

    Informações relacionadas

    Questões Inteligentes Oab, Agente Publicitário
    Notíciashá 7 anos

    Juízes estaduais e promotores: eles ganham 23 vezes mais do que você

    Canal Ciências Criminais, Estudante de Direito
    Artigoshá 5 anos

    A “prisão em flagrante” do advogado por desacato

    TRT atribui nome da juíza Leila Schwenck ao Fórum de Mogi Guaçu

    Tribunal de Justiça de São Paulo
    Notíciashá 9 anos

    Reinaldo Cintra e Samuel Mourão assumem cargo de desembargador do TJSP

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)