Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    AGMP pede à PGJ que pague diferença de 11,98% a seus associados

    O presidente da Associação Goiana do Ministério Público (AGMP), Alencar José Vital, apresentou requerimento administrativo à Procuradoria Geral da Justiça de Goiás para que seja feito o pagamento da diferença de 11,98% aos procuradores e promotores de Justiça decorrentes do erro na conversão do Cruzeiro Real para Unidades Reais de Valores (URVs).

    Além disso, o presidente da AGMP solicita que o referido percentual seja incluído nas parcelas vencidas, respeitada a prescrição quinquenal do período anterior a esse pedido, e vincendas, conjugada com a aplicação da correção monetária, desde a conversão errônea, e juros de 6% ao ano, a partir da ciência do pleito.

    Consta do pedido que, na época da mudança da moeda, tendo como base a Lei 8.880, foi determinada a conversão dos vencimentos e proventos dos servidores públicos civis e militares, entre eles os promotores e procuradores de Justiça, de cruzeiros para URVs, dividindo-se o valor nominal dos proventos vigentes nos meses de novembro e dezembro de 2003 e janeiro e fevereiro de 2004, pelo valor em cruzeiros reais do equivalente em URV do último dia desses meses, extraindo-se daí a média aritimética dos valores resultantes.

    Contudo, segundo a AGMP, a conversão ocasinou perdas salariais da ordem de 11,98%. Uma vez que os pagamentos ocorriam por volta do dia 20 de cada mês e considerando-se ainda a alta inflação do período, a divisão do valor nominal por URV no último dia do mês implicou em valor menor no dia do efetivo pagamento.

    Confira a íntegra no arquivo em anexo.

    • Publicações3477
    • Seguidores10
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações42
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/agmp-pede-a-pgj-que-pague-diferenca-de-11-98-a-seus-associados/3082000

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)