Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
29 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    AGORA É LEI: ABRIGOS PARA IDOSOS DEVERÃO TER CÂMERAS DE SEGURANÇA

    Os abrigos para idosos estão obrigados a instalar câmeras de segurança. É o que estabelece a Lei 8.137/18, sancionada pelo governador Luiz Fernando Pezão e publicada no Diário Oficial desta terça-feira (23/10). O texto determina que as instituições públicas ou privadas de longa permanência para pessoas com mais de 60 anos tenham um sistema de monitoramento audiovisual nas áreas externas e internas de uso comum, além dos acessos de entrada e saída.

    Segundo o texto, os equipamentos de gravação deverão operar 24 horas por dia e as imagens deverão ser armazenadas por, pelo menos, 180 dias. As gravações terão de ser previamente autorizadas pelo responsável do idoso no abrigo e deverá ser fixado um aviso sobre o monitoramento nos locais onde forem instaladas as câmeras. Não poderão ser posicionadas câmeras nos leitos, lavabos, banheiros e vestiários. Em caso de descumprimento, os infratores estarão sujeitos às penalidades do Código de Defesa do Consumidor. A administração do local será responsável pela garantia do sigilo dos idosos, assim como em caso de vazamento das imagens gravadas.

    • Publicações17683
    • Seguidores61
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações304
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/agora-e-lei-abrigos-para-idosos-deverao-ter-cameras-de-seguranca/640953329

    Informações relacionadas

    Cláudio Stucchi, Advogado
    Artigoshá 2 anos

    As Instituições de Longa Permanência para Idosos devem regulamentar o CFTV em razão da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD.

    Projeto de lei prevê câmeras de monitoramento em asilos e creches

    Supremo Tribunal Federal
    Notíciashá 8 anos

    Lei de iniciativa parlamentar que prevê instalação de câmeras de segurança em escolas públicas é constitucional

    Câmara dos Deputados
    Notíciashá 11 anos

    Projeto regulamenta profissão de cuidador de idoso

    Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro
    Jurisprudênciahá 3 anos

    Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro TJ-RJ - DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE: ADI XXXXX-10.2019.8.19.0000 201900700264

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)