Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    AGORA É LEI: TIPO SANGUÍNEO E FATOR RH NÃO SÃO MAIS OBRIGATÓRIOS NAS FICHAS DE MATRÍCULA ESCOLARES

    Escolas das redes pública e privada não serão mais obrigadas a informar sobre o tipo sanguíneo e o fator RH de crianças e adolescentes nas fichas escolares. É o que determina a Lei 7.608/17, sancionada pelo governador Luiz Fernando Pezão e publicada no Diário Oficial do Poder Executivo, desta quarta-feira (31/05).

    A Lei, de autoria dos deputados Comte Bittencourt (PPS) e Ana Paula Rechuan (PMDB), altera a Lei 6.683/14, e torna essa regra facultativa, por conta da dificuldade da população que depende do Sistema Único de Saúde (SUS) para agendar e conseguir realizar o exame que detecta o tipo sanguíneo a tempo da realização da matrícula.

    Segundo os parlamentares, a proposta proíbe que as escolas impeçam a realização da matrícula pela falta da apresentação do exame. “Consideramos essa ser mais uma lei que burocratiza o acesso à educação e penaliza, como sempre, as classes mais desfavorecidas da sociedade. Já chegou ao nosso conhecimento casos de alunos que foram impedidos de efetivarem sua matrícula na rede pública de ensino em razão da ausência do exame ou documento que comprovasse seu tipo sanguíneo”, justificam os autores.



    • Publicações17683
    • Seguidores61
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações3743
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/agora-e-lei-tipo-sanguineo-e-fator-rh-nao-sao-mais-obrigatorios-nas-fichas-de-matricula-escolares/464391598

    Informações relacionadas

    AGORA É LEI: TIPO SANGUÍNEO E FATOR RH SÃO OBRIGATÓRIOS EM UNIFORMES DE SEGURANÇAS PRIVADOS

    TIPO SANGUÍNEO E FATOR RH NÃO SERÃO MAIS OBRIGATÓRIOS NAS FICHAS DE MATRÍCULA ESCOLARES

    Comissão rejeita inclusão de etiqueta de grupo sanguíneo em uniforme

    Matheus de Francisco Lazarim, Advogado
    Artigoshá 8 meses

    Falhas da 123 Milhas

    Tipagem sanguínea pode ser obrigatória em documentos de recém-nascidos

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)