Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
6 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Agraciadas as vencedoras do Prêmio Pioneiras da Ecologia

    A Assembleia Legislativa, por meio da Comissão de Saúde e Meio Ambiente, realizou, no início da tarde desta quarta-feira (7), a entrega da 4ª edição do Prêmio Pioneiras da Ecologia às pessoas e entidades vencedoras nas cinco categorias existentes. São elas: a artista plástica Zoravia Bettiol, a professora Cecília Andresa da Cruz, a Associação de Preservação da Natureza Vale do Gravataí, a Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – Rádio Educativa Unijuí FM e a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.

    O Prêmio Pioneiras da Ecologia foi instituído em 2012, por proposição da então deputada Marisa Formolo (PT), tendo por objetivo reconhecer pessoas e instituições que se destacaram na realização de ações em prol do meio ambiente. A distinção homenageia as ambientalistas Hilda Zimmermann e Giselda Castro, falecidas em 2012, e Magda Renner, que faleceu recentemente, em outubro deste ano. As três pioneiras atuaram por mais de 40 anos em defesa da ecologia, tornando o Rio Grande do Sul uma referência mundial no tema. Além do prêmio, uma homenagem in memoriam às ecologistas foi proposta este ano pelo deputado Adão Villaverde (PT).

    Agraciadas
    Zoravia Bettiol, vencedora da categoria Ativismo Político, tem 80 anos e coordena a Comissão Pró-Museu das Águas de Porto Alegre (AMUSA). Participou de mais de 135 exposições na América do Sul, Europa, Estados Unidos e Japão, tendo obras nos mais importantes museus do mundo. A artista plástica aproveitou a oportunidade para criticar a intenção do governo do Estado de extinguir fundações como a Zoobotânica e a Piratini e fez um apelo para que os deputados e a sociedade não permitam que a proposta avance.

    A professora Cecília Andresa Cruz, escolhida na categoria Profissional, é idealizadora da I Conferência pelo Meio Ambiente da Escola Estadual Dom Frei Vidal de Oliveira, do município de Muitos Capões. Ela agradeceu a homenagem e dividiu a conquista com todos os alunos e professores da escola.

    A Associação de Preservação da Natureza Vale do Gravataí foi agraciada na categoria Organização Socioambiental ou Socioeconômica. A entidade, fundada em 1979, atua no Projeto Rio Limpo, que visa à educação ambiental por meio de seminários, musicais e passeios técnicos pelo rio. A distinção foi recebida pelo coordenador do projeto, Sérgio Cardoso.

    Na categoria Geração e Acesso ao Conhecimento, o prêmio foi para a Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado – Rádio Educativa Unijuí FM, que realiza o Projeto Ações Sustentáveis nas Escolas, atingindo um público de mais de 8 mil alunos. A coordenadora pedagógica da entidade, Carine Dapieve, recebeu a distinção.

    Já a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, representada pelo diretor regional Jorge Luiz de Andrade Oliveira, foi escolhida na categoria Cadeia Produtiva, com o Programa SocioAmbiental, desenvolvido desde 2008, que promove a coleta seletiva solidária, a destinação de uniformes para reciclagem, de sucatas eletrônicas para comunidades em situação de vulnerabilidade e de pallets para instituições sociais.

    Projetos na AL
    O presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente, deputado Valdeci Oliveira (PT), enalteceu a atividade dos agraciados e pediu que não desistissem da sua luta. Também lembrou a atuação do Irmão Antônio Cechin, falecido recentemente, e pediu uma salva de palmas. O parlamentar ainda chamou a atenção para matérias em discussão na Assembleia, como a proposta de extinção de fundações, conforme referido por Zoravia Bettiol, o PL 145, já aprovado na Casa, e o PL 60. Manifestou-se contrário a elas e sugeriu uma mobilização da sociedade para derrubá-las.

    Estiveram na cerimônia ainda os deputados João Reinelli (PV), representando a presidência da Assembleia Legislativa, Tarcísio Zimmermann (PT), vice-presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente, e Adão Villaverde (PT), representantes da Associação Riograndense de Imprensa, Mário Rocha, e do Conselho Regional de odontologia, João Gilberto Souza, e Antônio Castro, filho de Giselda Castro. Antes da premiação, Lupicínio Rodrigues Filho recitou a poesia “Cruzeiro do Sul” aos presentes.

    © Agência de Notícias
    As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
    • Publicações65591
    • Seguidores32
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações10
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/agraciadas-as-vencedoras-do-premio-pioneiras-da-ecologia/413212551

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)