Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Agressão física gera indenização

    há 13 anos

    Uma mulher residente na cidade de Cristina, sul de Minas, ganhou na Justiça o direito de ser indenizada, por danos morais, por ter sido agredida por um idoso. A decisão é da 9ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), que confirmou o valor de R$ 6 mil, fixado pelo juiz de 1ª instância.

    No processo, comprovou-se que a mulher, no dia 8 de março de 2007, após ingerir bebida alcoólica, tarde da noite, encostou-se no portão da casa do idoso e sentou-se. Em seguida, o idoso, à época com 72 anos, apareceu com um chicote na mão e passou a agredi-la física e verbalmente, com ofensas racistas.

    O juiz Luiz Fernando Rennó Matos, da comarca de Cristina, na sentença, considerou que a agressão foi demonstrada. O depoimento de uma testemunha, segundo o juiz, foi bastante esclarecedor e rico em detalhes. Além disso, a vítima lavrou boletim de ocorrência e apresentou atestado médico que relatou “escoriações na região lombar e contusão na região frontal direita”.

    Ao condenar o idoso o pagamento de indenização no valor de R$ 6 mil, o juiz destacou que ele “de forma truculenta e covarde agrediu física e moralmente a autora da ação”. “O fato de se encontrar a vítima em estado de embriaguez não autoriza, em hipótese alguma, a atitude tomada pelo agressor”, continua.

    Inconformado, o idoso recorreu ao Tribunal de Justiça, com a alegação de que não há prova de que ele tenha sido o autor das agressões e que o depoimento da mulher seria contraditório. Afirmou também que as agressões são fruto de sua imaginação.

    O desembargador Pedro Bernardes, relator do recurso, ressaltou que o conjunto de provas confirma o que foi afirmado pela vítima.

    “O ordenamento jurídico pátrio protege o direito à honra e à integridade física de cada cidadão, cabendo indenização por danos morais quando ocorrer a sua injusta violação”, concluiu.

    Acompanharam o entendimento do relator os desembargadores Tarcísio Martins Costa e José Antônio Braga.

    Processo: 0064517-66.2008.8.13.0205

    • Publicações16584
    • Seguidores138
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações30
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/agressao-fisica-gera-indenizacao/2700511

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)