Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Agricultura debate na quinta adicional de frete da Marinha

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 7 anos

    A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural realiza, na próxima quinta-feira (1º), audiência pública para debater o acordão nº. 1.717/16 do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre o adicional de frete da Marinha Mercante e Fundo da Marinha Mercante elaborado em resposta à Proposta de Fiscalização e Controle 39/15 aprovada pelo colegiado.

    O deputado Sérgio Souza (PMDB-PR) solicitou o debate, lembrando que a comissão discutiu a cabotagem (marítima, fluvial e lacustre), a fim de propor medidas visando à redução do custo do frete e melhorar a competitividade da atividade.

    "Na audiência surgiram questionamentos sobre a baixa transparência no volume e origem da arrecadação e na aplicação dos valores da taxa Adicional de Frete para Renovação da Marinha Mercante AFRMM", destacou Souza, ao lembrar que, por esse motivo, a comissão aprovou a proposta de fiscalização encaminhada ao TCU. A intenção era que o tribunal apurasse qual o volume arrecadado com a cobrança da AFRMM nos últimos dez anos, e se a sua aplicação, por meio do Fundo da Marinha Mercante (FMM), atende o objetivo da legislação pertinente.

    Em julho, o TCU encaminhou o acórdão à comissão. O deputado defendeu que da audiência participem órgãos ligados a cobrança e gestão da AFRMM, "para que a sociedade tome conhecimento do volume de recursos arrecadados, beneficiários, sua gestão e também possa contribuir para aperfeiçoar a legislação em vigor, a fim de melhorar a transparência e a relação custo e benefício da referida taxa de arrecadação".

    Foram convidados:
    - o secretário de Fiscalização de Infraestrutura Portuária, Hídrica e Ferroviária do TCU, Uriel de Almeida Papa;
    - a diretora do Departamento de Marinha Mercante da Secretaria de Fomento para Ações de Transporte do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Laira Vanessa Lage Gonçalves;
    - a presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), Maria Silvia Bastos Marques;
    - e o presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins da Silva Junior.



    O debate ocorrerá no plenário 6 às 10 horas.

    Íntegra da proposta:
    • PFC-39/2015
    Da Redação - SC
    A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'
    • Publicações97724
    • Seguidores268401
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações18
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/agricultura-debate-na-quinta-adicional-de-frete-da-marinha/408827596

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)