Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    AGU confirma prescrição de pedido feito dez anos depois do INSS negar benefício

    A Advocacia-Geral da União (AGU) confirmou que foi feito fora do prazo legal pedido à Justiça para concessão de benefício previdenciário por deficiência no Maranhão. A ação foi ajuizada dez anos após o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) considerar que o autor não se enquadrava integralmente nos requisitos para ter a solicitação aprovada.

    A autarquia indeferiu em 26/09/2003 requerimento administrativo para concessão do benefício de amparo assistencial à pessoa com deficiência. Contudo, somente em abril de 2013 a ação judicial foi apresentada. O pedido foi parcialmente acolhido, instituindo o benefício a partir da data de entrada do requerimento, observada a prescrição quinquenal quanto às parcelas retroativas.

    A Procuradoria Federal no Maranhão (PF/MA) e a Procuradoria Federal Especializada (PFE) junto ao INSS ingressaram com recurso argumentando que se passaram mais de cinco anos entre o indeferimento administrativo e o ajuizamento da ação. Segundo os procuradores federais, esse atraso teria consumado a prescrição quinquenal do direito de acionar a Justiça pelo autor.

    De acordo com a AGU, "o indeferimento do requerimento administrativo configura a suposta violação do direito que faz nascer a pretensão, a qual se extingue no prazo de cinco anos a contar da ciência do ato. Portanto, o que prescreveu não foi o direito a eventuais parcelas retroativas, mas o próprio direito de buscar em Juízo a anulação/revisão do ato administrativo".

    Concordando integralmente com a AGU, a 1ª Turma Recursal do Juizado Especial Federal do Maranhão deu provimento ao recurso, reconhecendo a prescrição total quanto ao pedido de revisão do indeferimento do requerimento administrativo.

    No acórdão, o colegiado destacou, tendo em vista benefício previsto na Lei Orgânica da Assistência Social, que"negado o benefício previdenciário no exame de determinado requerimento administrativo, surge para o (a) requerente a pretensão, e, portanto, a via da ação processual, quanto a esse requerimento em específico, pretensão que se esgota no prazo prescricional de 05 (cinco anos). O direito quanto ao benefício propriamente dito se mantém, dotado de pretensão, devendo ser objeto de novo requerimento. O que não se mantém são os efeitos do primeiro requerimento administrativo".

    A PF/MA e a PFE/INSS são unidades da Procuradoria-Geral Federal, órgão da AGU.

    Ref.: Recurso Inominado nº 8783-17.2013.4.01.3700 - Juizado Especial Federal do MA.
    • Publicações30288
    • Seguidores632636
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações193
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/agu-confirma-prescricao-de-pedido-feito-dez-anos-depois-do-inss-negar-beneficio/336691064

    Informações relacionadas

    Conselho da Justiça Federal
    Notíciashá 10 anos

    Não há prescrição do fundo de direito nos casos de complementação de benefício previdenciário

    Petição Inicial - TRF01 - Ação de Concessão de Aposentadoria por Idade Rural - Procedimento do Juizado Especial Cível - contra Instituto Nacional do Seguro Social - Inss

    Tribunal Regional Federal da 3ª Região
    Jurisprudênciahá 2 anos

    Tribunal Regional Federal da 3ª Região TRF-3 - APELAÇÃO CÍVEL: ApCiv XXXXX-70.2019.4.03.6107 SP

    Petição Inicial - TRF03 - Ação Previdenciária de Revisão de Aposentadoria (Revisão da Vida Toda) - Procedimento do Juizado Especial Cível - contra Instituto Nacional do Seguro Social - Inss

    Advocacia Geral da União
    Notíciashá 6 anos

    Ação para questionar indeferimento de benefício do INSS prescreve em 5 anos

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)