Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
6 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    AGU demonstra que servidores do Colégio Pedro II não têm direito à incorporação de gratificação sobre salários

    A Advocacia-Geral da União (AGU) demonstrou, na Justiça, que os servidores do Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro (RJ), não têm direito à incorporação da Gratificação de Atividade Executiva (GAE) ao salário.

    A Coordenação de Matéria Administrativa (CMA) da Procuradoria Regional Federal da 2ª região (PRF2) e a Procuradoria Federal junto ao Colégio Pedro II (PF/CPII) sustentaram que a GAE foi criada pela Lei Delegada nº 13/92 foi incorporada ao vencimento básico dos servidores, na reestruturação de cargos feita pela Lei nº 11.784/08, a partir de 1º de julho de 2008.

    Os procuradores afirmaram que, segundo a nova legislação, "o Plano de Carreira e Cargos de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnólogo garantiu aos servidores optantes pelo novo regime, a incorporação da GAE ao novo vencimento básico e não o somatório daquela verba ao vencimento básico que vinham percebendo, como querem fazer crer os autores".

    Em ação coletiva o Sindicato dos Servidores do Colégio Pedro II (Sindscop) pedia o pagamento da GAE "no percentual de 160%, bem como o pagamento de diferenças remuneratórias daí decorrentes, a partir de 1º de julho de 2008, nos termos da MP 431/2008, convertida na Lei nº 11.784/2008".

    Porém, a 19ª Vara Federal do Rio de Janeiro concordou com os argumentos das procuradorias e negou o pedido da ação coletiva. O juízo ressaltou na decisão que não é possível "conceber que os servidores, optantes do novo Plano, possam perceber vencimento básico com o antigo valor cumulado com a GAE e, ainda, acumulem as novas vantagens remuneratórias, as quais foram criadas para compensar a diminuição do valor do vencimento básico".

    A PRF2 e a PF/CPII são unidades da PGF, órgão da AGU.

    Processo Nº: 0005748-92.2010.4.02.5101 - Seção Judiciária do Rio de Janeiro

    • Publicações30288
    • Seguidores632693
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações504
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/agu-demonstra-que-servidores-do-colegio-pedro-ii-nao-tem-direito-a-incorporacao-de-gratificacao-sobre-salarios/2834198

    Informações relacionadas

    Justiça Federal realiza audiência de conciliação em processo que pede a reintegração de posse do Colégio Pedro II*

    Advocacia Geral da União
    Notíciashá 6 anos

    Decisão obtida pela AGU autoriza corte de ponto de servidores da Receita em greve

    Advocacia Geral da União
    Notíciashá 14 anos

    AGU atua no TRF para incluir UNB na lista de órgãos em greve que devem retomar serviços essenciais

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)