Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    AGU garante apreensão de equipamentos de TV clandestina pela Anatel

    há 13 anos

    A Advocacia-Geral da União (AGU) manteve, no Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), a apreensão de equipamentos retidos pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), no Rio Grande do Norte, que estavam sendo usados por TV clandestina. A atuação se deu por meio das Procuradorias Regional Federal da 5ª Região (PRF5), Federal do Rio Grande do Norte (PF/RN) e Federal Especializada junto à Anatel (PFE/Anatel).

    O dono dos equipamentos entrou, inicialmente, com ação na 4ª Vara Federal do Rio Grande do Norte, para pedir a restituição dos equipamentos, mas teve o pedido negado. Recorreu, então, ao TRF5 sob a alegação de que os equipamentos estariam desativados no momento da fiscalização, razão pela qual o auto de infração seria ilegal, em ofensa ao direito de propriedade.

    Em defesa da Anatel, as procuradorias alegaram que para o exercício da atividade de transmissão de sinais de televisão seria necessária prévia autorização por parte da Agência, nos termos do artigo 163 da Lei nº 9.472/97. Ressaltaram que, com base nas provas reunidas nos autos, como o relatório de fiscalização, as fotografias e o registro espectral, era patente a situação de clandestinidade no exercício do serviço de radiodifusão de sons e imagens. Portanto, a atuação da Anatel era totalmente legítima.

    A 4ª Turma do TRF5 negou provimento à apelação, ressaltando que "a atividade ilegal de radiodifusão coloca em risco a coletividade, em razão da possibilidade de eventual interferência dos sinais emitidos pelas emissoras clandestinas na comunicação de aeronaves e embarcações, além de prejudicar a recepção dos sinais transmitidos por empresas legalmente em funcionamento".

    O tribunal ainda destacou que "no exercício de suas atribuições, a Anatel tem poderes para apreender equipamentos de radiodifusão utilizados por rádio que não se encontre autorizada a funcionar pelo Ministério das Comunicações".

    A PRF5, a PF/RN E a PFE/ANATEL são unidades da Procuradoria-Geral Federal, órgão da AGU.

    Ref.: Apelação Cível Nº 512360-RN (0005232-85.2010.4.05.8400)

    Bruno Souza/Patrícia Gripp

    • Publicações11300
    • Seguidores166
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações36
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/agu-garante-apreensao-de-equipamentos-de-tv-clandestina-pela-anatel/2591965

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)