Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
6 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    AGU garante indisponibilidade de bens de ex-servidor do INSS por concessão irregular de Certidão Negativa de Débito

    há 13 anos

    A Advocacia-Geral da União (AGU) garantiu, na 26ª Vara Federal do Rio de Janeiro, a indisponibilidade dos bens móveis e imóveis de ex-servidor do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que causou prejuízo aos cofres públicos de R$ 874,4 mil. Ele cometeu fraude contra a autarquia em 2001, que consistia na concessão irregular de pelo menos 12 Certidões Negativas de Débito (CND).

    A CND é um documento emitido pelo INSS, destinado a comprovar a regularidade em relação às contribuições previdenciárias, por parte das empresas ou de contribuintes. A certidão é emitida, por exemplo, nos casos de contratação com o poder público e no recebimento de benefícios ou quando da averbação da obra no Cartório de Registro de Imóveis.

    A ação foi ajuizada pelos procuradores federais da Procuradoria Regional Federal da 2ª região (PRF2), para condenar o servidor ao pagamento da quantia desviada. Ele foi nomeado chefe de duas importantes unidades do INSS no Rio de Janeiro (RJ), entre os anos 2000 e 2001. O esquema consistia na liberação de CNDs sem o pagamento integral, por parte dos contribuintes, do valor devido à Seguridade Social, o que causou o prejuízo de mais de R$ 874,4 mil.

    Os procuradores federais do Núcleo de Ações Prioritárias (NAP), vinculado à Coordenação de Cobrança e Recuperação de Créditos (CCOB) da PRF2, em atuação conjunta com a Corregedoria Regional do INSS, conseguiram comprovar a fraude. Demostraram na ação, ainda, que o réu já havia sido demitido por quatro vezes em processos administrativos disciplinares, a primeira vez em 2002.

    A vitória reforça o propósito das Procuradorias Federais da AGU no combate à corrupção e registra um aproveitamento de 100% nos pedidos de liminar feitos em ações de improbidade administrativa pela CCOB da PRF-2.

    A PRF-2 e a Procuradoria Federal Especializada (PFE) do INSS são unidades da Procuradoria Geral Federal, órgão da AGU.

    Ref: Processo nº 0005939-06.2011.4.02.5101 - 26ª Vara Federal do Rio de Janeiro

    Adélia Duarte/Patrícia Gripp

    • Publicações11300
    • Seguidores166
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações53
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/agu-garante-indisponibilidade-de-bens-de-ex-servidor-do-inss-por-concessao-irregular-de-certidao-negativa-de-debito/2721939

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)