Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
7 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    AGU prepara cartilha e manual da Câmara de Conciliação para disseminar cultura da conciliação entre órgãos públicos

    há 16 anos

    A Câmara de Conciliação e Arbitragem da Administração Federal (CCAF) está elaborando uma cartilha e um manual técnico sobre o assunto, que serão distribuídos até o final deste ano aos órgãos públicos federais e representantes da Câmara nos Núcleos de Assessoramento Jurídico (NAJs) nos estados e nas Consultorias Jurídicas dos Ministérios.

    A atuação da CCAF tem solucionado, em âmbito administrativo, os conflitos internos da administração federal, evitando que processos envolvendo valores superiores a R$ 1 bilhão sejam levados ao Poder Judiciário, além de contribuir para o encerramento de diversos litígios. Agilidade

    A diretora da CCFA, Helia Bettero, lembrou que os trabalhos de conciliação e arbitragem dão agilidade aos processos: Processos que levam anos para serem julgados na Justiça poderão ser resolvidos internamente em menos de um ano.

    Os primeiros registros de conciliação na Advocacia-Geral da União (AGU) datam de setembro de 2004, quando o atual Procurador-Geral Federal substituto, Marcelo de Siqueira Freitas, implementou um projeto piloto.

    Dos 173 processos submetidos à CCAF, 30 já foram solucionados por meio de conciliação. O tempo necessário para alcançar um acordo varia conforme a natureza do processo. É claro que os processos mais complexos levam mais tempo para serem solucionados, mas o importante é evitar que os litígios sejam judicializados. Representantes do Judiciário, com os quais eu tenho contato, vêem com entusiasmo o trabalho da CCAF, acrescentou.

    A Diretora da CCAF informou ainda que o trabalho de pacificação entre os órgãos federais despertou o interesse de alguns estados em conciliar administrativamente seus conflitos com a União. Estamos em contato com os procuradores-gerais nos Estados neste sentido, concluiu.

    A CCAF integra a Consultoria-Geral da União (CGU), órgão da Advocacia-Geral da União (AGU). Os NAJs e as Consultorias Jurídicas dos Ministérios são unidades da CGU.

    • Publicações11300
    • Seguidores167
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações554
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/agu-prepara-cartilha-e-manual-da-camara-de-conciliacao-para-disseminar-cultura-da-conciliacao-entre-orgaos-publicos/21110

    Informações relacionadas

    Advocacia Geral da União
    Notíciashá 15 anos

    Cartilha é lançada para disseminar cultura de conciliação entre órgãos federais

    Danielli Xavier Freitas, Advogado
    Notíciashá 9 anos

    Dizer o Direito: Comentários à Lei 13.140/2015 (Lei da Mediação)

    Advocacia Geral da União
    Notíciashá 15 anos

    A Câmara de Conciliação e Arbitragem da Administração Federal: uma visão de futuro

    Jorge Ulisses Jacoby Fernandes, Advogado
    Artigoshá 5 anos

    Aneel estrutura superintendência para atendimento ao consumidor

    Rafael Salamoni Gomes, Advogado
    Modeloshá 4 anos

    [Modelo] - Alegações finais por memoriais no processo penal

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)